quinta-feira, 29 de julho de 2010

Deu vontade de comer churrasco em Piracaíba


Hoje, 29 de julho, um batalhão de políticos e puxa-sacos foram até a entrada do distrito de Piracaíba para o lançamento das obras de asfaltamento do acesso do distrito à rodovia MG 223. Trata-se de uma promessa de campanha do atual prefeito Marcos Coelho.
Falando direto do local no programa Salada Mista o companheiro repórter Lucas Thiago da Rádio Araguari trouxe as informações , inclusive ilustrando que naquele momento o prefeito subia numa das máquinas para dar o start com a foto oficial da largada. Coisa chique, golpe de marketing mesmo.
O Lucas anunciou também o Joaquinzão, um potente fazendeiro da região, feliz com a obra e disse que daria 5 vacas para o churrasco de inauguração. A conversa nesse ponto me interessou e fiquei curioso, pois havia sido informado extraoficialmente que a obra duraria 2 meses.
Foi quando – o mais depressa - resolvi indagar ao Lucas sobre o prazo de entrega da obra, dos 3 quilômetros de asfalto ao Distrito. E recebi a informação que me entristeceu no estúdio: “maio, maio do ano que vem, Wilson” . Pensei talvez estar ouvindo mal, pois o telefone estava meio baixo. Emendei – mas, mas são 10 meses Lucas?? Respondeu de lá – é isso mesmo, cerca de 10 meses.
Passei o resto do dia fazendo contas e por certo teria de me apegar a algo concreto para fazer um paralelo.Então me amparei nas obras de duplicação da BR-050 entre UDI e a divisa com Goiás, o assunto do momento por aqui. Considerando que o trecho de 80 quilômetros em pista dupla levará dois anos, o tal do asfalto prá Piracaíba vai demorar demais. Senão vejamos. São 80 quilômetros de pista dupla, o que equivaleria a 160 de pista simples. Numa conta rápida, a obra andará cerca de 6 quilômetros e meio por mês, em média, que se projetado para o trecho do Distrito seria execuada em 15 dias.
Mas aí vem o defensor do prazo de Piracaíba e vai dizer: - mas você não quer comparar uma obra desse porte com uma bem pequena, né?
Considerando que a obra de duplicação será imensamente mais difícil com diversos viadutos, trechos de muita serra, passagens, retornos, obras de arte, acho que poderia se comparar sim já que o trecho em referencia é praticamente plano e tem uma ponte. É pouco demais diante do gigantismo da duplicação.
Comparando-se ao inverso, se o Batalhão fosse contratado então nas mesmas condições para fazer a duplicação, levaria 48 anos.
Ainda preciso tirar esse negócio a limpo. Será que o Lucas não informou errado.... Eta churrasco demorado. O Joaquinzão pode então por os bezerros pra engordar agora que lá no meio do ano que vem estarão no ponto.

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