sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tiririca diz que não pode provar que sabe escrever

O humorista tem uma deficiência motora que o impediria de segurar uma caneta com firmeza, diz laudo da defesa. Mas como ele dá autógrafos?


Victor Ferreira

Acusado pelo Ministério Público de ter falsificado uma declaração de alfabetização ao registrar sua candidatura a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, recorreu à medicina. Um laudo médico anexado a sua defesa diz que o humorista tem Transtorno de Desenvolvimento da Expressão Escrita, uma deficiência motora que o impediria de segurar uma caneta com firmeza. A defesa afirma que Tiririca contou com o auxílio de sua mulher para escrever de próprio punho a declaração de alfabetização, exigida pela Lei Eleitoral. A mulher de Tiririca teria apoiado sua mão sobre a mão do marido para ajudá-lo a firmar a caneta no momento da redação. Por causa da deficiência, diz a defesa, Tiririca também estaria impossibilitado de fazer testes de escrita.
A explicação contradiz o vídeo gravado por ÉPOCA em setembro, que deu origem às suspeitas de analfabetismo. As imagens (assista ao vídeo abaixo) mostram Tiririca dando autógrafo a um fã. Em pé, de improviso, Tiririca segura um caderno com a mão esquerda e rabisca uma assinatura circular com a mão direita. O humorista ainda desenha o que seriam as letras de seu nome. Ele não demonstra nenhum sinal de dificuldade para segurar a caneta.

Nota  do blog: Este é o deputado mais votado do Brasil, escolhido pelo voto popular. Pelo menos pode provar que sabe ler. Ou será que tem algum problema de visão também?
Cada povo tem tem os seus representantes que merecem e se merecem.   Não estou desmerecendo o artista, longe disso; mas essa  farsa acima é uma grande piada.

2 comentários:

  1. Tudo bem...

    o Lulla também nunca provou que sabe governar; e permaneceu lá, eleito e reeleito, por 8 anos.

    Cada povo tem quantos tiriricas decide ter...

    ResponderExcluir
  2. De vez em quando me surpreendo com alguns comentários do Edilvo. Provavelmente, a paixão política o impede de ver ou reconhecer certas coisas... risos
    Comparar Lula com Tiririca é, com todo respeito um disparate. Lula participou ativamente da história política do país. Ajudou a fundar um partido de origem popular. Depois de dois mandatos, deve ser comparado com JK e outros bons presidentes que tivemos. Queiramos ou não, a história o colocará no lugar devido.
    Sobre o Tiririca, sinceramente, não questiono sua eleição. Duvido que seja analfabeto. Se tiver problemas físicos, isso não o impedirá de exercer o mandato.
    Aliás, temos que dar um desconto nessa história em torno dele. O promotor Maurício Ribeiro Lopes adora aparecer. Dessa vez, quer pegar carona na popularidade do Tiririca.
    O problema, a meu ver, é a utilização desse tipo de paraquedista na política. Muitos partidos têm usado pessoas do meio artístico para aumentar o número de votos da legenda e aumentar o número de parlamentares.
    Na verdade, esse tipo de anomalisa é fruto de falhas no processo político brasileiro. Deveriam ser criadas salvaguardas para diminuir o número de candidaturas desses paraquedistas. O problema é fazer a reforma política e, depois, fazer os partidos filtrarem os seus escolhidos.
    Que o Tiririca seja bem-vindo. Que seja bem assessorado. Que participe efetivamente do processo legislativo. Picaretas nós já temos muitos. Que ele seja apenas um palhaço com bom senso.

    ResponderExcluir