sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prefeito mineiro e filho morrem em acidente em SP

Do UAI
Os moradores de Virgínia, no Sul de Minas, a 432 quilômetros de Belo Horizonte, acordaram de luto na quinta-feira. O prefeito da cidade, Júlio César Ivo (PMDB), de 46 anos, e o filho dele, Tetuliano, de 19, morreram, na noite de quarta-feira, num acidente de carro perto de São Luís do Paraitinga (SP). A filha de César Ivo, Ana Elisa, de 16, teve traumatismo craniano e permanece internada em estado grave num hospital do município vizinho de Taubaté (SP). A mulher do chefe do Executivo, Maria Lúcia, também se feriu, mas não corre risco de morte. A família iria passar o restante de janeiro nas praias de Ubatuba (SP).

“O prefeito, infelizmente, perdeu o controle do Celta numa curva. O carro despencou numa ribanceira. A cidade está de luto. Estamos chateados, pois Júlio e seu filho eram muito queridos”, disse Ânderson Chagas Ribeiro, de 35, motorista da prefeitura. Os corpos de Júlio e Tetuliano, que foram encaminhados para o Instituto Médico (IML) de Taubaté, devem ser velados nesta sexta-feira na igreja matriz de Virgínia. A expectativa é que pai e filho sejam enterrados, ainda nesta sexta-feira, no cemitério municipal.

A tragédia obrigará o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) a realizar nova eleição municipal na cidade: Júlio César era vice de João Bosco, eleito para o cargo em outubro de 2008 e que perdeu a vida, em agosto de 2009, devido a uma infecção generalizada. “O Júlio César estava no cargo há apenas quatro meses”, lamentou Ânderson, que, como motorista da prefeitura, fez várias viagens com o peemedebista.

A obrigatoriedade de nova eleição obedece a resolução 22.087/05 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto determina que, caso os cargos de prefeito e vice fiquem vagos num período de até dois anos depois do pleito, os eleitores devem voltar às urnas para escolher novos governantes. Até que o TRE, responsável por organizar a eleição, marque a nova data do pleito, o Executivo será chefiado pelo presidente da Câmara Municipal. No caso de Virgínia, o Legislativo é comandado pela vereadora Silvana Ribeiro Pereira Brito (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário