terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lula muda o dia do radialista para 7 de novembro

Como o Brasil parece ter sido descoberto nos últimos 8 anos, o presidente Lula decidiu também mudar as comemorações do Dia do Radialista, que não é mais comemorado no dia 21 de setembro. Desde 2006 foi sancionada a Lei 11.327 que instituiu o Dia do Radialista no dia 7 de novembro.

Esta mudança, em homenagem ao cantor e radialista mineiro, Ary Barroso, foi um balde de água fria na categoria, que sempre teve no dia 21 de setembro como o seu dia. Não que tenhamos algo contra o homenageado, longe disso. É que existem fatos históricos e datas que já são consagradas. Tanto que apesar desta Lei ter sido sancionada há 4 anos, grande parte da população e até da imprensa desconhece a mudança e mantém o 21 de setembro como o dia do radialista. Já o dia 25 de setembro é comemorado o dia da radiodifusão.

Assim, vale ressaltar que a data de 21 de setembro era comemorada desde 1945, através de decreto do presidente Getúlio Vargas, que escolheu a data por ser a mesma da assinatura da inserção do piso mínimo salarial para os radialistas. O dia do rádio foi instituído em 25 de setembro em homenagem a Roquete Pinto, que fundou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923.

LEI Nº 11.327, DE 24 DE JULHO DE 2006
Institui o Dia do Radialista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de julho de 2006; 185o da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário