sábado, 27 de fevereiro de 2010

Manifesto conclama chapa Serra-Aécio

Um abaixo-assinado eletrônico está colhendo asinaturas de adeptos à chapa Serra-Aécio para concorrer à presidencia do País. O objetivo é sensibilizar o governador de Minas a aceitar a vaga de vice ma chapa de Serra, como forma de fortalecer a candidatura serrista pelo PSDB. Esta é a chamada chapa puro-sangue, que até os demais partidos coligados com o PSDB já admitem.

Confore a mensagem do site: "Nesse sentido,conclamamos os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, a comporem uma chapa para disputar o próximo pleito presidencial. Em poucos momentos da história é possível unir duas lideranças ilibadas e representativas em torno de um projeto nacional democrático e progressista, vivemos um deles".

Acesse http://www.serra-aecio.com.br/

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Emprego em janeiro foi negativo em Araguari

O jornal Gazeta do Triangulo de hoje (24/02) trouxe matéria acerca da evolução do emprego com carteira assinada no mês de janeiro de 2010, com destaque para Minas que ficou em segundo lugar do país em geração de emprego e com média superior à do país: 0,59% contra 0,55%

O jornal citou várias cidades de Minas e a evolução do emprego. No entanto faltou citar Araguari, que também está contida nas estatísticas, e é realmente o que mais nos interessa, sobretudo os leitores que na proporção de 98% são residentes na cidade. Acredito não ter sido proposital, mas falta de tempo na redação, porque num jornal com edição diária tem que correr pra dar conta do recado.

Fui pesquisar e descobri que o mês de janeiro não foi bom para Araguari. Que empregou 803 pessoas e demitiu 818, portanto um saldo negativo de 15. O resultado é diferente do registrado no estado e também da maioria das cidades da região do mesmo porte. Apesar de tanto alarde em torno dos projetos de construção do governo, a construção civil ficou estabilizada; comércio e serviços demitiram bastante. Os setores que apresentaram melhor desempenho foram: agropecuária e indústria de transformação.

Em Ituiutaba o saldo positivo foi de 140 empregos; em Patrocínio foi de 380; em Patos foi de 133; em Uberaba foi de 623; já em Uberlândia foram mais de 1.000 empregos positivos. Se pularmos o Rio, em Catalão no mês de janeiro foram 102 empregos positivos; em Caldas Novas foram 32;e em Itumbiara foram 71.

Desta forma podemos perceber que, apesar de um desempenho razoável no ano passado, a geração de empregos em janeiro deixou a desejar em Araguari. Esperamos que de fevereiro pra frente as coisas melhorem.

Fonte: estatística CAGED MTE

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"BBB 10" Anamara é exonerada da Polícia Militar


O Tempo
Anamara não é mais uma policial militar. O pedido de exoneração da sister foi deferido e publicado no Diário Oficial da Bahia nesta terça-feira (23).
Caso o pedido não fosse aprovado, Anamara poderia ser presa, acusada de deserção, já que a participante não pediu dispensa para entrar na casa.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Portaria sigilosa é denunciada na Folha

"FOLHA DE SÃO PAULO (21/02/10)
Fisco "blinda" grandes grupos em ano eleitoral.
Portaria sigilosa editada antes do Natal centraliza controle das auditorias em Brasília e reduz autonomia dos fiscais.[...]Agora, o comando da Receita selecionará previamente grandes empresas que serão fiscalizadas. A lista será feita pelo órgão central do fisco, em Brasília, e por superintendentes (cargos de confiança nomeados pelo secretário da Receita). Nenhuma das delegacias fiscais pelo país poderá agir isoladamente contra grandes contribuintes que não estiverem na relação - se tiverem novas suspeitas, terão de submeter os nomes aos superiores.[...] Até agora, a Receita funcionava de forma bem diferente. As delegacias elaboravam suas próprias programações de fiscalização e nunca precisaram enviar a Brasília ou superintendências a relação de seus alvos."

Do blog. Quer dizer que os empresários que não falarem na cartilha do governo vão entrar na lista e poderão sofrer sérias consequências em relação à fiscalização da Receita. E aqueles que forem amigos da companheirada poderão ficar imunes, mesmo estando na ilegalidade. Essa portaria vem apenas confirmar a conversa de Dilma com a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, pedindo para que ela apressasse a fiscalização nas empresas da família Sarney.

Até que enfim termina o Horário de Verão

Até que enfim terminou o famigerado horário de verão. Depois de 126 dias, este horário teve fim, pelos menos por enquanto. Apesar de dizerem que economiza tanta energia, o desgaste que traz para o ser humano é imenso.

A mudança de horário, mudança de hábitos, do relógio biológico, causa muitos transtornos à saúde do homem. Não sei se o fato de economizar alguns megawatts de energia justifica o sacrifício imposto, sobretudo a quem levanta cedo para estudar e trabalhar.

Nos últimos dias, então, a situação foi complicadíssima. Sete horas de manhã com luz acesa. Alunos saindo no escuro para ir à escola. A extensão do horário além do dia 1° de fevereiro é algo insano. O governo deveria rever essa situação, evitando maiores transtornos. Bastaria apenas encerrar o horário no dia 31 de janeiro.

Mas infelizmente o governo é distante do povo e não sabe o que acontece aqui. Primeiro porque é insensível, segundo porque com certeza ele e o primeiro escalão não levantam cedo e não sentem na pele o que a população sente.

O governo Lula é aquele que falou tanto do governo passado, mas insiste em fazer tudo que FHC fazia. Até o horário de verão foi mantido nos mesmos moldes, encerrando no terceiro domingo de fevereiro e se a data cair no carnaval que passe para o domingo seqüente. Não mudou nada, nem uma vírgula.

Enquanto isso, o povo padece na escuridão das manhãs, sofrendo para suportar o tal horário de verão. E nosso Congresso, também trabalha só a tarde e com certeza também não sabe o que é acordar cedo e por isso também não se manifesta.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Geraldo Naves se entrega à Justiça em Brasília


O araguarino suplente de deputado distrital em Brasília, Geraldo Naves, (DEM) acabou entrando na dança da corrupção no DF. Acusado de participar da tentativa de suborno a uma testemunha do mensalão de Brasília, a pedido do governador Arruda, Geraldo Naves teve a prisão decretada pelo Superior Tribunal de Justiça.


Nesta sexta-feira, depois de ser procurado, Naves se entregou à Polícia Federal e está preso em Brasília.


O araguarino, terceiro suplente da Camara Legislativa Distrital, após costuras do próprio governador Arruda, havia conseguido entrar como deputado e ficou por alguns meses. As mudanças recentes do entra e sai secretários, acabaram tirando Naves do cargo. E o envolvimento com a tentativa de suborno prejudica sua pretensa carreira de político em Brasilia.


Geraldo Naves trabalhou por vários anos na Rede Globo e em produtoras independentes. Na década de 90 retornou a Araguari e adquiriu a Rádio Araguari. Teve muitos problemas com a emissora e acabou transferindo as cotas da mesma em 98 para um grupo ligado ao ex-prefeito Miguel de Oliveira.


Depois dessa passagem por Araguari , Naves mudou-se para Brasília, onde tinha um programa policial numa emissora de TV chamado "Barra Pesada".

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Acidente entre carro e carreta mata 5 em Araguari

Alexandre Vaz - Portal Uai

Cinco ocupantes de um Palio morreram na noite dessa terça-feira, em Araguari, no Triângulo Mineiro, depois que o carro em que estavam bateu de frente com uma carreta, na BR-050, que liga Brasília ao litoral paulista, passando por Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia muito no momento do acidente.

A colisão ocorreu na altura do km 47. O Fiat Pálio, de placa JDU-2758, seguia no sentido Uberlândia-Araguari quando a carreta, de placa GRN-7731, que seguia em sentido contrário, invadiu a contramão e bateu de frente com o Palio.

Todos os ocupantes morreram na hora – o motorista Magno Rodrigues da Silva, de 33 anos, e os passageiros, Pedro Ferreira Filho, Dorciene Maria da Silva Ferreira, ambos de 50 anos, Michelle Cristina Lemos, de 26, e Cristina da Silva Ferreira, de 23. O motorista da carreta não teve ferimentos.

Os mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araguari. Uma das pistas da BR-050 ficou interditada por duas horas, mas já está liberada.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dilma 'mineira' confunde nomes de cidades do estado

Em visita a Minas, nesta terça-feira (09/02) a ministra e pré-candidata Dilma Roussef lembrou ser mineira e tentou demonstrar simpatia durante sua fala, mas cometeu algumas gafes.
Primeiro, chamou Governador Valadares de Juiz de Fora, outra cidade mineira distante mais de 600 km. Em seguida, referiu-se às obras de saneamento e habitação que a comitiva presidencial visitou na Vila Palmeiras dizendo que o local era Vila Palmares.

E na própria Vila Palmeiras ela soltou o verbo com essa pérola " a nossa pequena Vila merece um esgoto do PAC, porque o esgoto é sinal de que uma população bem alimentada, precisa escoar o resultado da sua digestão..."

Morre em SP Pena Branca

Morreu, nesta segunda-feira, aos 70 anos, vítima de infarto, o cantor José Ramiro Sobrinho, o "Pena Branca", da ex-dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho. Ele se sentiu mal em casa, no Bairro do Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo, e foi encaminhado às pressas pela mulher, Maria de Lourdes, e pela vizinha para o Pronto-Socorro São Luiz Gonzaga, onde faleceu às 18h10 dessa segunda.

Nascido em 1939 em Igarapava, interior de São Paulo, Pena Branca iniciou carreira solo em 1999 com a morte do irmão, Ranulfo Ramiro da Silva (Xavantinho), que na época tinha 57 anos. A dupla começou a cantar em 1962; e, em 1968, mudou-se para São Paulo para tentar a vida artística. Pena Branca e Xavantinho ganharam, em 1990, o Prêmio Sharp de melhor música ("Casa de Barro", de Xavantinho e Moniz) e melhor disco ("Cantado do Mundo Afora").

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Mineira de Uberlândia e assassinada no México

O Tempo
Uma mineira foi assassinada na cidade de Tlalnepantla de Baz, na região metropolitana da Cidade do México. Pollyanna Melo de Oliveira, de 24 anos, era natural de Uberlândia e morava há cinco anos no país, onde estudava odontologia.

O crime ocorreu no último fim de semana. A estudante estaria com uma amiga, dentro de um carro a um quarteirão de casa, quando foi baleada. As primeiras informações são de que a vítima teria sido atingida por 15 tiros, o que ainda não foi confirmado pelo Consulado do Brasil no México nem pelo Ministério das Relações Exteriores. No domingo, dia 31 de janeiro, a família da vítima recebeu uma ligação da polícia mexicana informando que a brasileira havia sido assassinada.

O consulado informou que enviou o vice-cônsul a Tlalnepantla de Baz para acompanhar as investigações. Até o momento não se sabe o que motivou o crime e nenhum suspeito foi preso. A mãe da estudante informou ao consulado que irá ao México com um dos filhos para fazer o reconhecimento do corpo e acertar o traslado. Ainda não há previsão para a chegada do corpo a Uberlândia, onde a jovem deve ser enterrada.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Frigorífico Mataboi ganha ação que considera inconstitucional cobrança do Funrural

Agencia Estado

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu por unanimidade que é inconstitucional a contribuição ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização de produtos rurais. O resultado do julgamento abre um precedente para que ocorra um novo rombo bilionário nas contas da Previdência Social.

O STF chegou à conclusão de que a cobrança era inconstitucional ao julgar um recurso do Frigorífico Mataboi S.A. e de uma empresa do mesmo grupo contra decisão judicial que tinha determinado o recolhimento ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Funrural sobre a venda dos produtos. O problema segundo o STF, é que a contribuição foi instituída por uma lei ordinária e não por uma lei complementar, como deveria ter ocorrido.

A decisão vale apenas para esse caso. Mas ela cria um precedente relevante para que outras empresas obtenham o mesmo direito de não recolher a contribuição já que o tribunal entendeu, por unanimidade, que a lei era inconstitucional.De acordo com estimativas da Receita Federal, a declaração de inconstitucionalidade poderá representar uma perda anual de receita de cerca de R$ 2,8 bilhões. "Considerando o período prescricional para a repetição de indébitos tributários, o que leva a calcular o valor recolhido nos anos de 2005 a 2009, chegamos a uma perda imediata na ordem de R$ 11,25 bilhões", alertou o procurador da Fazenda Nacional Fabrício Sarmanho.

A Procuradoria da Fazenda tentou convencer o STF a determinar que a decisão sobre o Funrural valesse daqui para a frente. Mas a maioria dos ministros entendeu que os efeitos podem retroagir. "A preocupação da Fazenda Nacional é a questão social. Porque esse tributo custeava a Previdência Social. E a Previdência Social na área rural paga 5 reais de benefício para cada 1 real arrecadado. Ou seja, ela trabalha num déficit absurdo", afirmou Sarmanho."Essa base de cálculo que foi hoje considerada inconstitucional é utilizada não só para as pessoas físicas empregadoras. Ela é usada também para as pessoas jurídicas, para as agroindústrias. I

sso vai trazer um reflexo em toda a contribuição na área rural" acrescentou o procurador.Há outros processos sobre o mesmo assunto que tramitam no STF. Nesses futuros julgamentos, a Fazenda vai tentar convencer os ministros a modificarem o entendimento de que o recolhimento do Funrural é inconstitucional.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bispos do Brasil manifestam contra o Plano de Direitos Humanos de Lula

* Não podemos aceitar que o legítimo direito humano, já reconhecido na Declaração de 1948, de liberdade religiosa em todos os niveis, inclusive o público, possa ser cerceado pela imposição ideológica que pretende reduzir a manifestação religiosa a um âmbito exclusivamente privado.
* Há propostas que banalizam a vida, descaracterizam a instituição familiar do matrimônio, cerceiam a liberdade de expressão na imprensa, reduzem as garantias jurídicas da propriedade privada, limitam o exercício do poder judiciário, como ainda correm o perigo de reacendar conflitos sociais já pacificados com a lei da anistia. Estas propostas constituem, portanto, ameaça à própria paz social.
Os trechos acima fazem parte do manifesto assinado por 68 religiosos - entre eles o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eugenio Sales, e o atual arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta - com duras críticas ao III Programa Nacional de Direitos Humanos - sim, aquele que Lula disse ter avalizado sem ler.
O manifesto foi postado no site da Arquidiocese do Rio. Segue a íntegra.
"Nós abaixo-assinados, impelidos por nosso dever pastoral como Bispos católicos, provenientes de várias regiões do País, reunidos em um encontro de atualização pastoral – prosseguindo a tradição profética da Igreja Católica no Brasil que, nos momentos mais significativos da história de nosso País, sempre se manifestou em favor da democracia, dos legítimos direitos humanos e do bem comum da sociedade, em continuidade com a Declaração da CNBB do dia 15 de Janeiro de 2010 e com a Nota da Comissão Episcopal de Pastoral para a Vida e a Família e em consonância com os pareceres emitidos por diversos segmentos da sociedade brasileira feridos pelo III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), assinado pelo Preside nte da República no dia 21 de dezembro de 2009 – nos vemos no dever de manifestar publicamente nossa rejeição a determinados pontos deste Programa.
Diz a referida Declaração: “A CNBB reafirma sua posição muitas vezes manifestada em defesa da vida e da família e contrária à discriminalização do aborto, ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e o direito de adoção de crianças por casais homo-afetivos. Rejeita, também, a criação de mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União, pois considera que tal medida intolerante, pretende ignorar nossas raízes históricas”.
Não podemos aceitar que o legítimo direito humano, já reconhecido na Declaração de 1948, de liberdade religiosa em todos os niveis, inclusive o público, possa ser cerceado pela imposição ideológica que pretende reduzir a manifestação religiosa a um âmbito exclusivamente privado. Os símbolos religiosos expressam a alma do povo brasileiro e são manifestação das raízes históricas cristãs que ninguém tem o direito de cancelar.
Há propostas que banalizam a vida, descaracterizam a instituição familiar do matrimônio, cerceiam a liberdade de expressão na imprensa, reduzem as garantias jurídicas da propriedade privada, limitam o exercício do poder judiciário, como ainda correm o perigo de reacendar conflitos sociais já pacificados com a lei da anistia. Estas propostas constituem, portanto, ameaça à própria paz social.
Fazemos nossas as palavras do Cardeal Dom Geraldo Majela Agnelo, Primaz do Brasil, referidas à proposta de discriminalização do aborto, mas extensivas aos demais aspectos negativos do programa. O PNHD 3 “pretende fazer passar como direito universal a vontade de uma minoria, já que a maioria da população brasileira manifestou explicitamente sua vontade contrária. Fazer aprovar por decreto o que já foi rechaçado repetidas vezes por orgãos legitimos traz à tona métodos autoritários, dos quais com muito sacrifício nos libertamos ao restabelecer a democracia no Brasil na década de 80”.
“Firmes na esperança, pacientes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12, 12), confiamos a Deus, Senhor supremo da Vida e da História, os rumos de nossa Pátria brasileira."

Assinam documento 60 bispos da CNBB
Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2010.
+ Alano Maria Pena, Arcebispo de Niteroi, RJ+ Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira+ Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica S. João Maria Vianney, Campos, RJ+ Benedito Gonçalves Santos, Bispo de Presidente Prudente, SP+ Joaquim Carreira, Bispo Auxiliar de São Paulo, SP+ Juarez Silva, Bispo de Oeiras, PI+ Manoel Pestana Filho, Bispo emérito de Anápolis, GO+ José Moreira da Silva, Bispo de Januária, MG+ Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo de Divinópolis, MG+ Guiliano Frigenni, Bispo de Parintins, AM+ Paulo Francisco Machado, Bispo de Uberlândia+ Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo de Imperatriz, MA+ Philipe Dickmans, Bispo de Miracema, TO+ Edney Gouvêa Mattoso, Bispo eleito de Nova Friburgo, RJ+ Carlos Alberto dos Santos, Bispo de Teixeira de Freitas – Caravelas, BA+ Walter Michael Ebejer, Bispo emérito de União da Vitória, PR+ José Antônio Peruzzo, Bispo de Palmas – Francisco Beltrão, PR+ Franco Cuter, Bispo de Grajaú, MA+ Karl Josef Romer, Secretário emérito do Pontifício Conselho para a Família+ Roberto Lopes, Abade do Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro, RJ+ Orani João Tempesta OCist., Arcebispo do Rio de Janeiro, RJ+ Eugenio de Araujo Card. Sales, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, RJ+ João Carlos Petrini, Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia+ Luciano Bergamin, Bispo de Nova Iguaçu, RJ+ Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, RJ+ Wilson Tadeu Jönck, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro+ Pedro Brito Guimarães, Bispo de São Raimundo Nonato, PI+ Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns, PE+ Salvador Paruzzo, Bispo de Ourinhos, SP+ José Moureira de Mello, Bispo de Itapeva, SP+ José Francisco Rezende Dias, Bispo de Duque de Caxias, RJ+ Laurindo Guizzardi, Bispo de Foz do Iguaçu, PR+ Gornônio Alves da Encarnação Neto, Bispo de Itapetininga, SP+ Carmo João Rhoden, Bispo de Taubaté, SP+ Ceslau Stanula, Bispo de Itabuna, BA+ João Bosco de Sousa, Bispo de União da Vitória, PR]+ Osvino José Both, Arcebispo Militar do Brasil, BSB+ Capistrano Francisco Heim, Bispo Prelado de Itaituba, PA+ Aldo di Cillo Pagotto, Arcebispo da Paraíba, PB+ Gil Antonio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, MG+ Moacir Silva, Bispo de São José dos Campos, SP+ Diamantino Prata de Carvalho, Bispo de Campanha, MG+ Caetano Ferrari, Bispo de Bauru, SP+ Aléssio Saccardo, Bispo de Ponta de Pedras, PA+ Heitor de Araújo Sales, Arcebispo emérito de Natal, RN+ Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo de Natal, RN+ Geraldo Dantas de Andrade, Bispo auxiliar de São Luis do Maranhão, MA+ Bonifácio Piccinini, Arcebispo emérito de Cuiabá, MT+ Tarcísio Scamarussa, Bispo Auxiliar de São Paulo, SP+ Celso José Pinto da Silva, Arcebispo emérito de Teresina, PI+ José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju, SE+ Antônio Carlos Altieri, Bispo de Caraguatatuba, SP+ Aloisio Hilário de Pinho, Bispo emérito de Jataí, GO+ Guilherme Porto, Bispo de Sete Lagoas, MG+ Adalberto Paulo da Silva, Bispo Auxiliar emérito de Fortaleza, CE+ Bruno Pedron, Bispo de Ji-Paraná, RO+ Fernando Mason, Bispo de Piracicaba, SP+ João Mamede Filho, Bispo Auxiliar de São Paulo, SP+ José Maria Pires, Arcebispo emérito de Paraíba, PB+ Alfredo Schaffler, Bispo de Parnaíba, PI+ João Messi, Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, RJ+ Friederich Heimler, Bispo de Cruz Alta, RS+ Osvaldo Giuntini, Bispo de Marília, SP+ Assis Lopes, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ+ Edson de Castro Homem, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ+Alessandro Ruffinoni, Bispo auxiliar de Porto Alegre, RS+ Leonardo Menezes da Silva, Bispo auxiliar de Salvador, BA

Morre ET da dupla ET e Rodolfo

Folha Online
Cláudio Chirinian, o ET da dupla de hummoristas, ET e Rodolfo, morreu no início desta terça-feira (02) de parada cardíaca em decorrência de um choque séptico, broncopneumonia e insuficiência renal, em São Paulo. O comedianta estava com 46 anos, sofria de problemas cardíacos e pulmonares, causados pelo fumo.


Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", Cláudio ficou internado em um hospital de Osasco, desde o último dia 16. Mas no dia 28 foi transferido para a capital paulista.
Na TV, ET ficou bastante famoso por suas trapalhadas ao lado de Rodolfo. A dupla acordava celebridades, em um quadro do “Domingo Legal”, do SBT.
Cláudio também já foi contratado da Rede Record e da Rede TV!. Mas desde 2004 estava afastado da telinha.


Uberlândia - Obras do aeroporto sob investigação

Correio de Uberlândia
As obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Uberlândia, inauguradas em agosto de 2005, pela Infraero, estão sob investigação da Polícia Federal por suspeita de superfaturamento. Em reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o aeroporto da cidade foi citado entre os dez investigados pela Operação Caixa Preta, da PF. O total de desvios pode chegar a R$ 1 bilhão.

De acordo com o “Diário Oficial da União” da época, as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato custaram, ao todo, R$ 9,3 milhões. A assessoria de comunicação da Polícia Federal de Brasília, responsável pelo inquérito, não informou quanto do investimento pode ter sido desviado em Uberlândia, pois o caso está sob segredo de Justiça.

A Operação Caixa Preta investiga o desvio de R$ 991,8 milhões em obras de dez aeroportos contratadas no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2006. Além do Aeroporto de Uberlândia, o relatório cita os de Corumbá, Congonhas, Guarulhos, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Macapá, Vitória e Santos Dumont.

O relatório final da operação sustenta que o desvio é resultado de um esquema de fraudes em licitações arquitetado pela cúpula da estatal na administração Carlos Wilson, que presidiu a Infraero naquele período. Ex-deputado, ex-senador e ex-governador de Pernambuco (1990) Carlos Wilson foi filiado à antiga Arena, ao PMDB, ao PSDB e, por último, ao PT. Ele morreu em abril de 2009, aos 59 anos, vítima de câncer.

Os principais assessores de Wilson no comando da Infraero foram enquadrados pela PF: Josefina Valle de Oliveira Pinha, ex-advogada-geral do Senado que exerceu a função de superintendente jurídica da estatal; Adenahuer Figueira Nunes, ex-diretor financeiro, e Eleuza Lores, ex-diretora de engenharia - o indiciamento de Eleuza foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça.

O dossiê da PF esmiúça em 188 páginas como operou "um seleto e ajustado grupo" de 18 empreiteiras. A Polícia Federal imputa seis crimes a 52 investigados, entre ex-dirigentes e funcionários da Infraero, empresários, projetistas e fiscais: formação de quadrilha, peculato (crime contra a administração pública), corrupção ativa e passiva, crimes contra a ordem econômica e fraude em licitações.


Equipes inspecionaram todos os terminais

O inquérito foi aberto em novembro de 2006 pela Superintendência Regional da PF em Brasília. Equipes multidisciplinares formadas por peritos criminais federais, engenheiros civis, mecânicos, elétricos, eletrônicos e cartográficos inspecionaram um a um os aeroportos. Interceptações telefônicas revelaram estreito contato entre ex-diretores da Infraero e funcionários de empreiteiras. A investigação foi conduzida pelos delegados César Leandro Hübner e Felipe Alcântara de Barros Leal. "A equipe policial identificou um enorme superfaturamento nos preços e quantidades dos serviços praticados pelas empresas contratadas em um montante aproximado de R$ 1 bilhão em valores atualizados", assinala o texto.

À página 26 do relatório, a PF estima que o valor superfaturado seria suficiente para construir 34.193 casas populares, "o que equivale a todas as moradias de uma cidade de 112.837 habitantes". O desvio corresponde ainda ao total necessário para a construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, obra tida como fundamental para suportar o crescimento do setor aéreo e receber com conforto os turistas para a Copa de 2014.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Justiça Eleitoral não será "cúmplice de transgressores", diz presidente do TSE

Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira (1º) os trabalhos de 2010, ano em que os brasileiros irão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.Na sessão solene de abertura, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, disse que a Justiça Eleitoral não será “cúmplice dos transgressores da lei” e “jamais julgará quem quer que seja com dois pesos e duas medidas”.No último dia 26, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, cobrou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha um padrão para julgar representações contra supostas campanhas eleitorais antecipadas.“Não se pode usar um critério para prefeitos e governadores e outro para presidente da República”, disse Gilmar Mendes após assinar um termo de cooperação técnica com a Advocacia-Geral da União (AGU). “Só digo que a Justiça Eleitoral tem que primar por um parâmetro único, não podemos adotar parâmetros diversos”, completou.A partir desta terça-feira (2) até quinta-feira, o TSE realizará as audiências públicas para discutir as regras para o pleito de outubro. Uma das propostas a entrar no debate objetiva tornar obrigatório os partidos políticos informarem os doadores de recursos para as campanhas dos candidatos, que acaba com a chamada “doação oculta”, quando não é identificado o candidato que recebeu o recurso.Depois das audiências, as propostas serão levadas para análise do plenário do TSE até 5 de março.O Tribunal também deverá julgar cinco ações movidas pelos partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff – provável candidata do PT à sucessão de Lula – por propaganda eleitoral antecipada. Estão ainda na pauta os pedidos de cassação dos governadores de Sergipe, Marcelo Déda (PT), acusado de abuso de poder político e econômico; e de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido), acusado de compra de votos. O julgamento de Cassol foi interrompido em novembro do ano passado por um pedido de vista do ministro Lewandowski.