terça-feira, 5 de julho de 2011

Vergonha: Araguari não tem 60 mil para adequar sala de mamógrafo

O programa MGTV da Globo deu sequência à matéria sobre o tal mamógrafo que não tem espaço para funcionar em Araguari, conforme mostrou ontem o Jornal Nacional. Na matéria, o repórter da afiliada em Uberlandia entrevistou a Secretária de Saúde, Iara Borges, e algumas mulheres, que precisam dos exames.

A Secretária confirmou que hoje não existe meios para que o exame possa ser feito na cidade. Disse ainda que está acertando um convênio com uma clínica particular para fazer os exames a preços da tabela do SUS. Uma empresa de Uberlândia se interessou e existe a possibilidade de acerto.
O aparelho mamógrafo foi mostrado pela reportagem. Está novinho e só não funciona porque a vigilância sanitária da Regional de Saúde de Uberlândia, há cerca de um ano, pediu a interdição do local onde o mesmo estava, numa sala do Pronto Socorro Municipal.

O aparelho foi então levado para um dos galpões de depósito nos fundos do Palácio dos Ferroviários. No início deste ano de 2011 o aparelho foi descoberto lá por vereadores de oposição, que denunciaram a existência do mamógrafo guardado em local inadequado e sem servir à população, juntamente com várias caixas de filme se deteriorando

A matéria do MGTV informou que a Prefeitura precisa investir 60 mil reais para adequar uma sala para realizar os exames. O investimento poderia ser no Pronto Socorro ou na Políclínica (antigo Hospital Santa Marta). Porém não foi feito.

Vê se que a saúde em Araguari está sendo tratada com total descaso. Não se tem coragem de investir 60 mil reais para cuidar da saúde da mulher. Preferem deixá-las sem o exame preventivo. E quando a coisa aperta como agora busca-se amparo nas clínicas particulares. A Prefeitura e seus chefes preferem pagar os exames para clínicas particulares do que adequar um espaço para o aparelho funcionar.

Muitos gostariam de saber como a Rede Globo chegou até Araguari para fazer a denúncia. Não é difícil descobrir. O próprio Ministério da Saúde já havia notificado a Secretaria de Saúde de Araguari, segundo uma fonte lá de dentro. O Ministério não estava recebendo os números das mamografias realizadas com o aparelho em Araguari e por isso os técnicos questionavam há alguns dias a ausência dos exames.

Assim, fica evidente que o problema foi criado pela própria inoperância da Administração Municipal, que simplesmente ignora dados, substima a inteligência do cidadão e desrespeita a mulher araguarina ao tirar-lhe o direito de se prevenir contra o câncer de mama, uma das principais causas de morte no país.

Ao invés de tomar providências, o prefeito preferiu ir ao programa de rádio Manhã Vitoriosa, hoje, para justificar a matéria do JN. E como é de praxe culpou o vereador Werley Macedo por ter denunciado o aparelho parado.

É isso ai senhor Chefe do Executivo. O senhor nunca erra. É mais fácil botar a culpa nos vereadores de oposição ou na administração passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário