terça-feira, 20 de setembro de 2011

PSDB promove audiencia com o regional de saúde e busca informações sobre situação do Hospital Municipal

Comitiva do novo Diretório do PSDB de Araguari esteve em Uberlândia neste dia 19 de setembro, em audiência Superintendência Regional de Saúde. O presidente Dr. Alfredo Paroneto, juntamente com membros da executiva, e o deputado Bonifácio Andrada, foram saber sobre a situação do Hospital Municipal.

O Superintendente da Saúde, Daltro Catani, recepcionou o grupo de Araguar

i e explicou que a vigilância sanitária regional só poderá agira após a liberação do laudo de engenharia, sobre o prédio do Hospital, solicitado pela procuradoria da República em Uberlândia em fevereiro de 2010. “Caso o laudo seja positivo aí podemos auar junto à ANVISA para liberar o funcionamento do Hospital” – disse Catani.

Quanto ao laudo o gestor regional da saúde não soube precisar em que estágio se encontra. Disse preferir aguardar e que a comunidade araguarina precisa se mobilizar e cobrar do prefeito a execução do referido laudo.

Não há informações palpáveis se o contrato foi mesmo feito ou se foi se houve o pagamento de 34 mil reais para o setor de engenharia da UFU executar o trabalho. Ninguém tem essa informação e isso demonstra absoluta falta de vontade da prefeitura de Araguari em tratar do assunto Hospital Municipal.
Ao contrário, Daltro Catani salientou que é de total interesse que o Hospital seja ativado, pois existe um déficit de leitos muito grande na região. Para ele, se o prédio for liberado mediante o laudo, o alvará de funcionamento será entregue ao município, garantiu Catrani.

Em release enviado à imprensa, o PSDB local ponderou ainda que:

Além do inquestionável ganho para a saúde pública, pois as instalações possuem um moderno centro cirúrgico com 3 salas equipadas e disponibilidade de internação para 60 leitos do SUS, a abertura definitiva do HM representará um importante apoio para a Faculdade de Medicina, uma vez que atualmente os alunos desse curso são obrigados a cursar o período de residência em outras cidades.

Outro aspecto importante a ser atendido com a liberação do alvará de funcionamento do Hospital Municipal (expedido pela Vigilância Sanitária/GRS) e a consequente abertura do hospital municipal (que então passará a depender exclusivamente do poder executivo local), é a responsável e correta aplicação e administração dos recursos públicos lá existentes (equipamentos, mobiliários e estrutura física).
S
egundo Alfredo Paroneto, nos próximos dias a agenda de reivindicações do PSDB/Araguari junto ao Governo de Minas será devidamente divulgada, porém as ações para que sejam concedidas já estão em andamento. (ASCOM/PSDB-ARAGUARI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário