quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Votação em primeiro turno aponta: Araguari passará a ter 17 vereadores em 2013

A Câmara Municipal de Araguari votou ontem,na sua sessão ordinária,em primeiro turno, o projeto de alteração à Lei Orgânica do Município, ampliando o número de cadeiras no Legislativo a partir das eleições de 2012. Os edis aprovaram o teto máximo permitido pela Constituição para cidade do porte populacional de Araguari. Ou seja: 17 vereadores.

A sessão foi presidida pelo vereador Rafael Guedes, um vez que o vereador Rogério Bernardes encontrava-se em viagem. O único voto contrário ao aumento do número de vereadores foi do vereador Giuliano Tibá.

Portanto, foram 08 votos favoráveis e um contrário ao aumento do número de cadeiras.

A mudança precisa ser referendada ainda numa segunda votação, mas pelo andar da carruagem dificilmente esta posição vai ser alterada.

O que realmente pesou na balança pelo aumento do número de vereadores foi exatamente a falta de candidatos pra disputar as próximas eleições. Os partidos estavam numa 'briga' por candidatos mas não encontravam quadros para a disputa, e sobretudo para ampliar a votação e dar legenda para fazer vereadores. Muitos pré-candidatos mostravam-se receosos de ingressarem na disputa por entenderem que com apenas 11, seria dificil entrar na briga. Esse temor provocou um esvaziamento nos partidos, sentido por presidentes de agramiações partidárias e pelos próprios vereadores, pois quase todos são candidatos à reeleição.

Com a aprovação, a movimentação agora deve crescer em termos de filiações, cujo prazo se expira no próximo dia 02 de outubro para quem pretende disputar um cargo público no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário