terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arma roubada dentro do Batalhão é encontrada

A imprensa de Araguari traz hoje o resultado do desfecho das ações das polícias civil e militar e dos homens do Exército, nos últimos 15 dias, em que se buscava a localização de uma arma roubada do arsenal do Exército na cidade.

E quando se quer as coisas são resolvidas. A arma acabou sendo encontrada em poder de um ex-militar do próprio Batalhão, Sérgio Duarte de Oliveira, 20 anos, que no finalzinho de 2009 fora expulso da corporação.

Segue matéria do Gazeta do Triangulo

Na tarde desta segunda-feira, 25, quase três semanas após o assalto ocorrido nas dependências do 11º Batalhão de Engenharia e Construção - Batalhão Mauá, em Araguari, foi localizada a pistola 9 mm levada no crime. A arma se encontrava escondida na residência do ex-militar do Exército Brasileiro Sérgio Duarte de Oliveira, de 19 anos, na Rua Pastor Florentino Ferreira, no Bairro de Fátima.

De acordo com o coronel André Luiz Stangl Risse, comandante da unidade, o jovem havia sido expulso no final do ano passado, por envolvimento com drogas e também pela participação no furto de uma motocicleta.

A princípio, Sérgio Duarte, o Serginho, que esteve durante 11 meses no Batalhão Mauá, responderá pelo cometimento de um crime militar, tendo em vista que guardou ou receptou um armamento de uso privativo das Forças Armadas. Porém, restando comprovada a sua participação na invasão ao quartel, ele será processado por roubo, artigo 157 do Código Penal Brasileiro.

“A recuperação dessa arma é uma questão de honra, pois foi comprada com o dinheiro do contribuinte, tendo a finalidade de defender a Pátria. Jamais permitiríamos que fosse usada para qualquer outro propósito. Cumprimos com a nossa obrigação”, ressaltou o Coronel Risse, acrescentando que era aguardada a recuperação da arma a qualquer momento: “em três semanas, foram várias operações e cumprimentos de mandados. Ficamos frustrados em alguns momentos, mas prevaleceu a nossa perseverança”.

O comandante do Exército em Araguari destacou a importância da parceria com os órgãos de segurança, especialmente a Polícia Militar. “Todo o seu efetivo foi colocado à disposição do Exército. Merece nosso reconhecimento a dedicação dos policiais, nos auxiliando nas operações por toda a cidade”.

O major Marcus Vinícius, da PM, também destacou a parceria com o Exército na recuperação da pistola: “foi um trabalho de muito esforço e de um empenho conjunto entre estes órgãos de segurança. Felizmente, conseguimos tirar de circulação uma arma que possivelmente seria utilizada num crime, vitimando a nossa sociedade. Agora, ela volta ao quartel para servir à nação”.

Marcus Vinícius revelou que Sérgio Duarte, ao ser preso, confessou ter participado do assalto. “Ele nos passou que houve uma articulação para saber quem estaria de serviço naquela noite e qual seria o ponto mais sensível. Vamos continuar trabalhando e possivelmente prenderemos mais algum envolvido”.

Um comentário: