quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uberlandia quer mudar a história, roteiros e as distâncias

É de doer os ouvidos que o caminho mais próximo de Brasília em direção ao Mar passa pela BR 153 – Goiânia, Itumbiara, Trevão, Uberlândia em direção a São Paulo. É o que foi dito agora a pouco no programa MG TV da Rede Integração que a duplicação da BR 365, trecho Uberlândia ao Trevão, sacramenta “o caminho mais curto para o mar”.

Tudo isso foi dito pelas maiores autoridades da área de trânsito do país (DNIT), juntamente com prefeitos da região e deputados federais para justificar a assinatura do contrato oficial hoje (20/01) de duplicação de Uberlândia até o trevão de Monte Alegre, já anunciado aqui recentemente. Mais uma afronta ao povo de Araguari e da região, sobretudo pela forma colocada como se nós aqui não existíssimos. Nas colocações da matéria o caminho mais curto para se chegar ao Mar, que obviamente fica em São Paulo, é o anunciado com a duplicação do trecho da BR 153, vindo de Brasília. Passando por Goiânia até Itumbiara e trevão; e agora até Uberlândia.

Busquei agora o google e os mapas para checar as distâncias, apenas para desencargo de consciência, e todas as variações mostraram que passando por Goiânia, a ligação de Brasília até Uberlândia atinge em torno de 534 km, com cerca de 6h e 24 de carro; e pela BR 050 passando por Araguari, o tempo gasto é de 5h04 num total de 416 km.

Todas as evidências mostram que mais uma vez, Uberlândia está isolando Araguari, como fez no passado quando se abriram várias rodovias na região. Em tempo de duplicações, agora começa uma nova etapa de estratégias logísticas, tirando-nos do mapa, para fazer acreditar-se que é mais fácil chegar a Brasília pelo referido trecho mais longo.

Isso quer dizer que o progresso vai passar ao lado e será desviado com essa duplicação que sairá bem na frente e aí só Deus saberá quando terão interesse em duplicar a nossa rodovia, que com os anúncios dos últimos dias já se tornou esquecida. Brasília fará rota para Goiânia e Itumbiara e aos poucos começará a esquecer a existência da BR-050. Uberlandia busca novamente dar um salto de esperteza e vai conseguindo colocar a nossa BR 050 apenas como pano de fundo, com projeto que nunca sai do papel enquanto outros, como esse, foi tirado da manga e já posto em prática.

Araguari perdeu muito o bonde da história, na década de 70, quando se construiu a mesma BR 365, só que em sentido contrário. De Uberlândia em direção ao Alto Paranaíba, ligando cidades como Monte Carmelo, Patrocínio e Patos de Minas. Antes todas essas cidades tinham ligação direta com Araguari, através da MG 223.

Enquanto isso, nossa clã política, nossas entidades de classe, e as parcas pseudo-lideranças assistem a tudo de forma passiva, sem um comentário sequer, no mais absoluto silência, adormecidos em berço esplêndido.

3 comentários:

  1. É Wilson, desculpe o termo, mas mais uma vez nos é mostrado que Araguari sempre esteve e continua com a bunda de fora!!! Essa literalmente é de rir para não chorar. Sera que não é o caso de nossas autoridades começarem a gritar, Araguari tem que chorar alto se não não vai mamar, deveríamos começar com o exemplo que te dei post sobre a MG 223, Fecha o trevo! aqui ninguém passa!
    Com referência ao Sr. Gilmar Machado, quem foi dar Ibop para ele e para os Prados foi o próprio Prefeito, lembro muito bem do trio em cima do palanque! Agora ele devia era dar um jeito de espantar essas pragas sugadoras de voto daqui!
    Wilson por enquanto é só, não vou ficar postando muita coisa não pois já estou até nervoso!
    Grande abraço!

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  2. Valeu grande Lúcio pelos comentários. Somos muito pacatos mesmo.

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  3. Perfeita a postagem! Historicamente sempre fomos passados para trás por Uberlândia. Em grande parte, esse prejuízo histórico deve-se ao fato de a população araguarina ser realmente muito pacata. Na verdade, os araguarinos não exercem a cidadania com a mesma intensidade com que os uberlandenses o fazem.
    Concordo plenamente com a realização de manifestações. Fechando-se a rodovia por algumas horas, os seus usuários vão entender a relevância dessa via para o país.
    Além disso, creio ser necessário que os diversos segmentos sociais ajam. Já que a nossa classe política é incompetente, é preciso, por exemplo, que as entidades de classe se manifestem, corram atrás desse benefício.
    Ao que tudo indica, a duplicação ainda não começou por causa da demora na concessão de licença ambiental. Pois bem, o argumento é patético, mas deve ser usado. O que é preferível? Salvar alguns animais e plantas ou poupar muitas vidas? Da forma como está a rodovia após a piora feita com a construção da nova ponte, transitar por ela transformou-se numa verdadeira roleta russa.
    Aproveitando o gancho do post sobre a omissão dos diversos segmentos sociais, trago aqui um exemplo que já citei no meu blog. Cuida-se da duplicação da rodovia que liga Goiânia a Jataí, no sudoeste goiano. Lá a obra vai começar porque os empresários da região elaboraram, com recursos próprios, o projeto da duplicação. Se os grandes empresários uberlandenses e araguarinos estivessem realmente dispostos a botar a mão no bolso (nem que seja para fazer apenas a defesa da obra), a duplicação já teria saído do papel.

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