quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Emprego em janeiro foi negativo em Araguari

O jornal Gazeta do Triangulo de hoje (24/02) trouxe matéria acerca da evolução do emprego com carteira assinada no mês de janeiro de 2010, com destaque para Minas que ficou em segundo lugar do país em geração de emprego e com média superior à do país: 0,59% contra 0,55%

O jornal citou várias cidades de Minas e a evolução do emprego. No entanto faltou citar Araguari, que também está contida nas estatísticas, e é realmente o que mais nos interessa, sobretudo os leitores que na proporção de 98% são residentes na cidade. Acredito não ter sido proposital, mas falta de tempo na redação, porque num jornal com edição diária tem que correr pra dar conta do recado.

Fui pesquisar e descobri que o mês de janeiro não foi bom para Araguari. Que empregou 803 pessoas e demitiu 818, portanto um saldo negativo de 15. O resultado é diferente do registrado no estado e também da maioria das cidades da região do mesmo porte. Apesar de tanto alarde em torno dos projetos de construção do governo, a construção civil ficou estabilizada; comércio e serviços demitiram bastante. Os setores que apresentaram melhor desempenho foram: agropecuária e indústria de transformação.

Em Ituiutaba o saldo positivo foi de 140 empregos; em Patrocínio foi de 380; em Patos foi de 133; em Uberaba foi de 623; já em Uberlândia foram mais de 1.000 empregos positivos. Se pularmos o Rio, em Catalão no mês de janeiro foram 102 empregos positivos; em Caldas Novas foram 32;e em Itumbiara foram 71.

Desta forma podemos perceber que, apesar de um desempenho razoável no ano passado, a geração de empregos em janeiro deixou a desejar em Araguari. Esperamos que de fevereiro pra frente as coisas melhorem.

Fonte: estatística CAGED MTE

Um comentário:

  1. Geralmente, o único janeiro bom de emprego é o do primeiro ano de cada mandato.

    ResponderExcluir