quinta-feira, 27 de maio de 2010

Araguari continua patinando no emprego

A evolução do emprego em abril 2010 no município de Araguari apresentou ligeira melhora . Apesar da queda nas contratações, caiu também o número de demissões. O que mostra a recuperação do emprego com carteira assinada, que em janeiro e fevereiro ficou em estagnação.
Em abril, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram contratadas 823 pessoas em Araguari. As demissões atingiram 660, mostrando um quadro positivo de 163 empregos. Comércio e indústria apresentaram déficit e a recuperação se deu nos setores da agropecuária e serviços.
Já Araxá apresentou melhor desempenho com 1.108 contratações e 781 demissões. Ituitaba também foi muito bem, ultrapassando Araguari com 1.042 admissões e 690 desligamentos.
Patos de Minas também apresentou alto número de contratações e também elevado número de demissões: 1771 contra 1470. Patrocínio também mostrou forte desempenho na agropecuária, com 1213 contratações contra 778 demissões. Catalão também reagiu com 1049 admissões contra 833 demissões. Itumbiara também deslanchou: 2.001 contratados contra 878 demitidos.
O quadro apresentado em Araguari, mesmo havendo número positivo, mostra que as nossas forças vivas precisam estar preocupadas com a economia local. Em franca época de colheira de café não apresentamos números animadores nas contratações no setor. Outro sinal de alerta diz respeito à construção civil. Apesar de tantos empreendimentos de milhares de casas e prédios sendo construídos, o setor mostra fraquíssimo desempenho. Não estariam as construtoras registrando esses trabalhadores? Ou a situação é mesmo preocupante? Perguntas que ficam no ar diante de uma realidade que se desnuda com base em números oficiais e incontestáveis.
Precisamos ficar atentos a esta realidade e o poder público também observar tais números para se preparar no sentido de promover o desenvolvimento, o emprego. Que venha a nova Secretária Municipal de Desenvolvimento mostrar a que veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário