segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Araguari precisa contestar contagem do IBGE

Acho que está na hora de as forças políticas de Araguari contestarem o Censo populacional 2010, que está sendo concluído pelo IBGE. Há muitas reclamações de pessoas que não foram visitadas em suas casas, seja na zona urbana ou na rural.


Até o presente momento, dia 1° de novembro, e cujos trabalhos de coleta de dados são dados por  concluídos, Araguari apresenta uma população de 107.703 habitantes: o número é bem menor que a estimativa de 2009 que projetava para o município uma população de 111.095 pessoas.

Desconhecemos se esta coleta ainda tem números para serem contabilizados. Talvez sim, talvez não. De qualquer forma percebemos que ou Araguari está encolhendo, ou o levantamento possui deformações. A julgar pelos bairros que aumentaram, pelo número de construções novas, pelos 83 mil eleitores, acreditamos que a cidade não tenha encolhido.

Assim, é preciso que aqueles que ocupam cargos na administração pública municipal defendam a nossa cidade, não deixando que a mesma seja diminuída por interesses os quais desconhecemos. Contestem, corram atrás, apertem o IBGE. Hoje de manhã no noticiário da nossa Rádio Vitoriosa (Araguari) ouvimos uma entrevista com o Tenente Coronel reformado da PM, José Wilson da Paixão Lisboa, o qual colocava claramente esta situação. Amante de Araguari, escolheu a cidade para residir, pessoa de fino trato, educada e correta, o ex-comandante da PM disse em alto e bom som que não recebeu a equipe do IBGE em sua residência no bairro Sibipiruna. E foi mais além: diante nos noticiários das últimas semanas de que Araguari não atingiria a população estimada, José Wilson entrou em contato pelo menos por duas vezes por telefone com o IBGE, agendando a visita do recenseador. No entanto, acabou se frustrando pela falta de compromisso de quem agendou e não compareceu.

Só esta denúncia é o bastante para contestarmos esses dados. Mas sabemos de muitas outras pessoas que não receberam o recenseador e estão fora da contagem oficial da população de Araguari.

Conforme o coeficiente de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, Araguari hoje se situa na faixa de 101.000 a 115.464, com o índice de repasse de 3,2. Se aumentássemos a população acima dos 115.464 até 129 mil, a faixa de repasse teria um coeficiente de 3,4. Parece pequeno o acréscimo de 0,2, mas no montante final aumentaríamos a nossa arrecadação em quase 1 milhão de reais por ano.

É por isso que questionamos a necessidade de cobrarmos maior responsabilidade por parte do IBGE. Talvez nem atinjamos os 115 mil agora. Mas já ganharíamos terreno para futuros censos ou projeções que venham a ser feitas. Deixemos de pensar só no agora. Do contrário, continuaremos estagnados no tempo

No ano de 2000, conforme Censo, o município de Araguari possuía oficialmente 101.974 habitantes. É de encabular que não tenhamos crescido a pelo menos 1% ao ano. Uma vez que a média demográfica estadual é maior que 1%.

Um comentário:

  1. Parabens esta correto Wilson nossa cidade tem acim de 115.000 habitantes eles que encolhem nossa população

    ResponderExcluir