quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Faculdade de Medicina da UNIPAC tem parecer favorável do MEC

Gazeta do Triangulo

De acordo com o professor José de Orleans, Supervisor da Faculdade de Medicina de Araguari, o curso da Unipac recebeu um parecer técnico favorável e está liberado para a realização de novos vestibulares na cidade. “Precisamos realizar alguns ajustes curriculares, de acordo com as normas do MEC e desde já o curso está completamente aprovado na cidade de Araguari”, informou o professor.


Sobre a realização do próximo vestibular, Orleans informou que no dia 9 de janeiro será realizada uma prova para o ingresso de novos alunos no curso de Medicina. “Serão 50 vagas a ser preenchidas, e com uma novidade, o vestibular será realizado em três cidades: Araguari, Belo Horizonte e Goiânia”, informou.

Para finalizar o professor afirmou que está muito feliz pela aprovação, principalmente porque a vistoria foi realizada pelo ex-ministro Adib Jatene, mostrando que o curso está no caminho certo e a Unipac prima sempre pelo ensino de qualidade e pelo crescimento de Araguari.

A presidente da Câmara, Eunice Mendes (PMDB) ficou muito satisfeita com o resultado da reunião e enfatizou a participação do deputado Gilmar Machado (PT/MG). “O deputado foi excepcional e mostrou que o progresso de Araguari está muito além das questões partidárias”, acrescentou Eunice.

Ela também revelou que a aprovação é um grande passo para o crescimento da cidade e que Araguari, está no caminho certo do desenvolvimento.

Participaram da audiência o Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Paulo Roberto Wollinger; o Supervisor da Faculdade de Medicina de Araguari, Professor José Orleans da Costa; o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), a presidente da Câmara Eunice Mendes e o Deputado Federal Gilmar Machado.



Do blog: A  decisão do MEC, acreditamos,  é muito importante neste momento. Vem afastar de vez muitos boatos, em grande parte maldosos, de que a Faculdade poderia até fechar as portas ou se transferir para outra cidade; ainda oferecer tranquiilidade à comunidade universitária no sentido de planejar as ações futuras da Faculdade em Araguari.
  A UNIPAC promoveu  um grande empreeendimento no Campus Araguari e sempre acreditou na cidade e em toda região. Araguari sentiu a força do desenvolvimento econômico nos últimos 5 anos com a vinda da Faculdade de Medicina para o município. Todos os setores da comunidade respiram aliviados com a boa notícia vinda de Brasília.  

2 comentários:

  1. Não discuto o progresso que a Unipac trouxe para a cidade. Isso é inegável, mas não é o melhor dos mundos.
    A meu ver, alguns outros pontos devem ser considerados. São eles:
    1. a qualidade do ensino da Universidade é boa?
    2. a universidade, com seus altos preços, é acessível à grande maioria da população?
    3. até que ponto o município deve conceder benefícios a esse tipo de instituição?
    4. quais os benefícios a faculdade trouxe para a saúde pública da cidade?
    5. por que Araguari não possui, até hoje, uma universidade pública?
    6. mesmo com essa vitória parcial, até quando os empresários da Unipac continuarão interessados em permanecer no município?
    É isso.

    ResponderExcluir
  2. Sou aluno do 4º período 2011/02 do curso de medicina da Faculdade de MEDICINA de Araguari-MG e vou tentar responder aos questionamentos do amigo Marcos.
    1. É indiscutível a ótima qualidade do ensino, pois temos professores mestres, doutores e médicos que parecem terem sido escolhidos a dedo e que primam pelo nosso conhecimento.
    2. Realmente o curso é muito caro, está em média trÊs mil e duzentos reias, não é um preço acessível, mas sabemos que este dinheiro é bem investido em livros, infra-estrutura, laboratórios de qualidade, materiais, e excelentes professores... e tem mais, tenho colegas que nem pagam o valor integral, pois a universidade disponibiliza bolsas como o NAE, financiamento como o FIES de até 100% e também tem o PROUNI que é o acesso pelo ENEM e deste posso falar bem , porque sou aluno do PROUNI e com 100% e num pago nem matrícula na universidade. Isso é mais do que prova de quem quer fazer medicina na Faculdade de Medicina de Araguari faz sim, basta batalhar por isso!
    3. Na minha opinião e creio eu ser a opnião de muita gente o municipio precisa sim estar sempre apoiando a faculdade de medicina, pois muitos alunos vem de fora pra morar em Araguari e aqui utilizam de hotéis, comércio e muito mais. E mais, a faculdade está ajudando a melhorar a saúde pública do municipio pois conta com profissionais cada vez mais preparados para estarem atuando visando sempre a saúde da população.
    4. Hoje a cidade já conta com médicos formados nas primeiras turmas da faculdade e que querem atuar em Araguari. Os alunos dos períodos mais avançados atuam juntamento com seus professores médicos no atendimento público na cidade. E agora com parte do internato na cidade vai melhorar ainda mais.
    5. Essa pergunta realmente intriga, pois temos uma cidade vizinha com uma universidade pública com um dos melhores cursos de Medicina do país. Mas realmente, convenhamos que vivemos em um país que dependemos de governantes que decidem por todos nós, ainda bem que temos boas iniciativas mesmo que privadas como esta de implantar um curso de medicina nesta cidade onde poucos acreditavam que daria certo e está dando muito certo. Mas ficamos feliz em saber que ano que vem teremos um campus da UFU aqui na cidade, e com a expansão dos cursos de medicina,REUNI, quem sabe um dia não venham vagas para a cidade. Serão bem vindas.
    6. Tenho certeza que o que depender da universidade, a faculdade de Medicina permanece em Araguari, já somos 13 turmas... e temos um curso que melhora a cada dia. Sou de Goiás, um estado onde os cursinhos são lotados e a grande maioria de alunos que prestam medicina, e sempre o curso de Medicina de Araguari é bem lembrado quanto a sua qualidade e a cidade onde é oferecido.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir