segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Araguari vive apagão cultural

Recebi e-mail do ator araguarino Thiago Scalia preocupado com a cultura em Araguari. Principalmente em relação às mudanças ocorridas na FAEC e também em relação aos espaços que estão totalmente abandonados, como o caso da Casa da cultura, em eterna reforma, e das adaptações das instalações Cine Ritz.

Muito pertinente a preocupação do nosso amigo jovem Thiago, que deveria ser a preocupação de todos nós araguarinos. A cidade navega num marasmo muito grande quando se fala em Administração Pública, e em especial às ações voltadas para a cultura.

É lamentável a partidarização do setor cultural em Araguari, sem se preocupar com o perfil das pessoas para assumir cargos. É lamentável a falta de investimentos no setor cultural, a falta de valorização dos nossos talentos.

Infelizmente, por aqui nada mais de discute, tudo é imposto goela abaixo e falta iniciativas. Se alguém quer ir ao cinema, precisa pegar a estrada e ir até a vizinha cidade. Estive em Caldas Novas no último fim de semana, e a TV Globo de lá estava anunciando a programação de cinemas para Itumbiara e Caldas. No momento fui tomado por uma mistura de inveja, tédio e desolação.

Daí alguém que defenda o Novo Modelo de Administração poderia dizer: mas Caldas é uma cidade turística e tem mesmo de ter cinemas. Até posso concordar em parte. E Itumbiara?? É uma cidade como as demais e com população inferior à nossa. E possui mais de uma sala de cinema.

Até quando vamos esperar shopping que não sai do papel, ou empresários de outras cidades para termos pelo menos uma sala de cinema?? E assim vamos, entra ano e sai ano e continuamos na mesma: só vendo as coisas acontecer ao nosso redor.  Não há como centestar: vivemos um verdadeiro apagão cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário