domingo, 23 de janeiro de 2011

Dilma discreta nos primeiros dias

Foto oficial da Presidente: fonte Secom 
Mergulhada no silêncio pós-posse a Presidente Dilma Roussef deve estar preparando suas formas de atuação e o caminho para dialogar com o novo Congresso, que toma em 1° de fevereiro.


A agenda da Presidente tem se mostrado praticamente vazia desde que assumiu o governo. Ou pode ser que Dilma esteja conhecendo todos os espaços da Granja do Torto e do Palácio da Alvorada.

Ou ainda pode ser que tenha mesmo botado o pé no freio dos gastos públicos, uma vez que Lula deixou muitas contas a pagar.

De toda forma este silêncio inicial mostra um estilo diferente de governar. Dilma também pode estar afiando o machado para iniciar o trabalho com melhor organização. Diz a lenda que o bom lenhador é aquele que passa mais tempo afiando o machado. Dilma deve estar observando tudo primeiro para depois exercer de fato o seu cargo. Segundo os assessores mais próximos, ela tem curiosidade de aprender sobre tudo.

Em Tempo: Não concordo com o termo “Presidenta” que a própria Dilma disse querer ser chamada. Acho que o correto mesmo é “Presidente”. Soa melhor aos ouvidos e mantêm o que diz corretamente a gramática, apesar de muitos defenderem que Presidenta também é correto. Presidente é um substantivo comum de dois gêneros, onde o que diferencia o masculino do feminino é um artigo ou adjetivo. Exemplos: jornalista, turista, dentista, estudante, artista. Imaginem se resolvêssemos destacar uma estudante e passássemos a chamá-la de “Estudanta”??

Um comentário:

  1. UBERLÂNDIA-MG, 23 de janeiro de 2011.

    Prezado Wilson,

    Mulheres e casa nova, ensejam o preenchimento de todos os cantinhos possíveis e impossíveis com alguma coisa fútil & inútil... que acabam por juntar muita sujeira...

    E limpar isso dá uma trabalheira sô... ( sic )

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

    ResponderExcluir