terça-feira, 28 de abril de 2009

Atitude, transparência e sinceridade

Muitos afazeres tomam conta do cotidiano e quase não estou postando. Uma rápida viagem até Romaria, na tarde desta segunda-feira, impediu-me de estar na coletiva do prefeito Marcos Coelho de Carvalho, no Palácio dos Ferroviários.
Acompanhei a repercussão pelos colegas que lá estiveram e pelo noticiário dos jornais desta terça-feira.
A comissão encarregada de apurar as dívidas da Administração passada apresentou o seu relatório ao qual ainda não tivemos acesso na sua íntegra. Segundo o apurado a dívida real ultrapassa os 17 milhões de reais, sem contar o débito de INSS que o município tem. Este, conforme uma empresa de consultoria, chega a 25 milhões.
Pela repercussão na imprensa o assunto dívida ofuscou a divulgação daquilo que se fez ao longo desses quase 4 meses da nova Administração.
Acredito piamente na comissão criada para realizar o levantamento das dívidas. São pessoas idôneas e que merecem todo respeito. Mas o caso precisa ir mais além; ações mais coerentes precisam ser tomadas ao invés de se ficar apenas no superficial. A população precisa saber como esta dívida está sendo tratada pelos novos administradores do município. Quem são os credores??? Não tem rostos, nem cor, nem cheiro, nem CPF ou CNPJ? Acredito que isso não é sigiloso. E os credores estão conformados com a situação? Quanto deve a cada um???
Quanto já foi pago dessa divida??? Como será o pagamento??? Será parcelado???? Será pago à vista??? Serão tomadas providências por improbidade ao antigo gestor Marcos Antônio Alvim???
Qual será a linha da administração para conter despesas e dar os ajustes necessários que a Prefeitura precisa em face da queda de arrecadação e das dívidas??
Acredito que a coisa precisa ser levada com seriedade, pois de safadezas já estamos fartos. Se não for dada a seriedade ao assunto é melhor que vire a página e mostre a linha de ação do novo governo. O apego aos fatos do passado impedem de se criar uma identidade condizente com o Novo Modelo de Administração e de mostrar seus próprios feitos.
O próprio episódio de ontem deixou isso claro. Comprometeu-se a imagem daquilo que se fez e se pretende fazer em nome de se remoer a herança maldita ao invés de tratá-la com sabedoria.
Viagens e peregrinações são feitas diuturnamente a Belo Horizonte e Brasília em nome de recursos. Movimentações estas que não diferem do antecessor, que vivia em constantes idas e vindas palacianas aqui e acolá. A única diferença é que este parece ser menos gastador, segundo os números divulgados.
O projeto político de 4 anos apenas do novo prefeito precisa ser colocado em prática. E o homem tem competência para isso. Não podemos mais dar dois passos para frente e três para trás. Araguari precisa melhorar o seu aspecto urbano, dar melhores condições de saúde para o povo, criar mecanismos que possam tirar as crianças e jovens das ruas, sejam através do esporte ou da Escola de tempo integral. Não podemos continuar sendo iguais aos governantes do passado, fazendo as mesmas coisas. É preciso criar, desafiar, encontrar caminhos novos sem ranços, sem perseguições, com altivez, de forma lúcida e transparente.
Vemos no prefeito Marcos Coelho as melhores qualidades e a vontade de acertar; O que não se admite é a criação de expectativas falsas, irrealizáveis por uma facção do novo governo, tentando iludir a população e a si próprios. Mesmo que seja dura e cruel, a realidade precisa ser encarada de frente. Moderação nas palavras e ATITUDE . Agindo assim nossos governantes vão ser melhores. Anunciar as coisas só quando tiver certeza.
E mais ainda nunca esquecer que os bajuladores não ajudam em nada, pois escondem do Chefe adorado a verdade e levam para os corredores palacianos a realidade fantasiosa que eles imaginam, criam e tentam fazer os mais próximos engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário