quinta-feira, 30 de abril de 2009

Centenárioo do Nascimento de Oswaldo Pieruccetti



Agradecemos o convite

O Instituto Oswaldo Pieruccetti tem o prazer de convidar você para participar de encontro com a imprensa, oportunidade em que será apresentado aos profissionais de comunicação da cidade o programa das atividades alusivas ao centenário de nascimento do ex-prefeito de Araguari Oswaldo Pieruccetti, a ser comemorado no dia 18 de julho do ano em curso.

- Data : 04 de maio de 2009 - segunda-feira

Horário : 15:00 horas

Local : Rua Samuel Santos, n.º 283 – Centro


Desde já agradecemos a sua honrosa presença.



Atenciosamente,

Comissão Organizadora das comemorações do Centenário

CURRÍCULO
OSWALDO PIERUCCETTI


Nasceu em Patrocínio (MG), no dia 18 de julho de 1909, filho de Clotilde Mota e do imigrante italiano Adolfo Pieruccetti, penúltimo filho de cinco irmãos, de nomes Jéferson, Carlos, Natália e Wanda.

Fez o curso primário na sua cidade natal, o secundário no Ginásio Mineiro em Belo Horizonte (MG), graduando-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1932, tendo sido escolhido para orador de sua turma. No jubileu de 50 anos de formatura, em 1982, novamente foi o orador, prestando, em seu discurso, emocionada homenagem ao Professor Magalhães Drummond, homem generoso que o ajudou, menino carente de recursos que era , a prosseguir os estudos em Belo Horizonte.

Em 1934 casou-se com a professora araguarina Eleonora de Carvalho. Tiveram três filhos: Eleowaldo, Brenno e Maria da Graça, todos nascidos em Araguari.

Iniciou sua vida profissional como advogado do Banco do Brasil em Araguari, tendo constituído um escritório em parceria com os amigos advogados Jorge Calil Canut e Eduardo Brasileiro.
Filiado à UDN – União Democrática Nacional, seu primeiro posto eletivo foi o de prefeito de Araguari, na eleição de 1948, logo após a redemocratização do País, tendo como seu vice-prefeito o eminente e ilustre médico Dr. Elpídio Viana Canabrava.

Conclamado pelos companheiros de legenda, em 1950 disputou e ganhou uma vaga na Assembléia Legislativa de Minas Gerais como deputado estadual, iniciando então o que o ex-governador Rondon Pacheco sempre se refere como a “santa aliança”, visto que, pelos dois mandatos subseqüentes – em 1954 e 1958 – lograram se reeleger com votações expressivas. OSWALDO para a Assembléia estadual e Rondon para a Câmara federal de Deputados, sempre afinados e em estreita sintonia, visando o interesse público das cidades de Araguari, Uberlândia e região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
A campanha de Magalhães Pinto para governador de Minas e de Jânio Quadros para a presidência da República, em 1960, vai encontrar OSWALDO PIERUCCETTI como líder do seu partido na Assembléia Legislativa e presidente da UDN mineira. Foi designado coordenador dessas campanhas no Estado de Minas Gerais.

Eleito Magalhães, esse o convoca para a secretaria do Interior e Justiça, de característica eminentemente política. Em seguida, Magalhães Pinto indica PIERUCCETTI para a presidência do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, um dos bancos estatais, à época enfrentando dificuldades de gestão administrativa e financeira.

Nomeado prefeito de Belo Horizonte, durante o governo de Magalhães Pinto, para o período de 1965 a 1967, PIERUCCETTI voltaria ao mesmo posto de prefeito para um novo mandato de 1971 a 1975, agora designado pelo companheiro de tantas campanhas, governador Rondon Pacheco.
Neste período conseguiu a façanha de conquistar a maioria política na Câmara Municipal de Belo Horizonte, fato inédito nunca antes nem depois acontecido outra vez na capital mineira.


(fl. 2)
Entre 1968 e 1971, PIERUCCETTI transferiu-se para o Rio de Janeiro (RJ), designado para a presidência do Conselho Superior das Caixas Econômicas federais,
órgão colegiado máximo do que era, até então, as caixas econômicas, autônomas e independentes, representando os vários estados da federação, com a missão maior de iniciar os preparativos e implementar a fusão e unificação das diversas Caixas, embrião do que vem a ser hoje a Caixa Econômica Federal.

Após o segundo mandato como prefeito de Belo Horizonte (1971-1975),
exerceu ainda, escolhido pelo ex-presidente da República João Batista Figueiredo, a presidência da siderúrgica mineira Acesita – Aços Especiais de Itabira.

Para comemorar o seu centenário de nascimento, em 18 de julho de 2009, grupo de familiares e amigos criaram, em 15 de novembro de 2008, o IOP – INSTITUTO OSWALDO PIERUCCETTI, com sede à rua Samuel Santos, 283, local que foi a residência de sua irmã, Wanda Pieruccetti, até o seu falecimento, em 29 de março de 2008.

OSWALDO PIERUCCETTI faleceu em Belo Horizonte, no dia 26 de janeiro de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário