sábado, 8 de agosto de 2009

Festa de agosto - Prefeitura de Romaria melhora estrutura


Folha de Romaria

A atual Administração da Prefeitura de Romaria está preocupada em melhorar a infra-estrutura urbana para atender aos milhares de romeiros que visitam a cidade durante o mês de agosto. Para organizar e executar todas as mudanças os principais departamentos da Prefeitura tem se reunido constantemente, trocando idéias e buscando alternativas de melhorias para a Festa.

O prefeito Ferdinando, em entrevista à Folha, destacou as principais novidades a serem implementadas já neste ano de 2009. Segundo ele, existe a certeza que não conseguirá resolver todos os problemas de um ano para o outro, mas que avançará e muito em vários aspectos e nos próximos anos outras melhorias virão.

O prefeito fez questão de enfatizar que esta é a maior manifestação religiosa do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e talvez de Minas Gerais, e por isso a Prefeitura tem que fazer a sua parte, contribuindo com o bem-estar dos romeiros que aqui vem visitar o Santuário e cumprir suas promessas.

As principais melhorias para este ano:

Segurança

O serviço será bastante melhorado, com o aumento do efetivo, internet no trevo para a Polícia Rodoviária e a presença do Corpo de Bombeiros. Foram adquiridos mais 50 colchões para atender aos policiais, que este ano terá um efetivo de 150 homens nos dias de pico da festa, com total apoio do 46° Batalhão da Policia Militar de Patrocínio e a 157ª Cia. Especial de Monte Carmelo. A partir de 7 de agosto o policiamento será reforçado gradativamente. Não será permitido som automotivo na praça do Santuário e o tráfico de drogas será reprimido com efetividade.

A Policia Rodoviária Estadual estará fiscalizando e orientando nas entradas da cidade, por isso é importante que o motorista carregue os documentos e regularize o veículo para evitar transtornos.

Vendedores Ambulantes

Com base em lei municipal 460/94 a Prefeitura de Romaria não permitirá a presença de camelôs no meio das principais vias que dão acesso ao Santuário. Para isso, o policiamento será ativado. Quem insistir e ocupar o leito das ruas terá as mercadorias apreendidas e só liberadas após a festa com a apresentação de notas fiscais dos produtos. Houve a valorização dos passeios, para os barraqueiros que aluguem espaços. Eles terão um metro e meio para dentro da rua, em área demarcada, para ampliar suas barracas e ajudarem na fiscalização das invasões.

Coleta de Lixo e limpeza
Um dos objetivos em desobstruir o leito das vias, sem os ambulantes, é exatamente para facilitar a coleta de lixo com o caminhão e varredeiras, passando todos os dias para promover a limpeza das vias. A Prefeitura estará ainda distribuindo sacos plásticos de lixo nos trevos de entrada, para que o cidadão visitante possa conscientizar e ajudar na limpeza. As proximidades do Santuário serão lavadas todas as noites com cloro e essência de eucalipto para limpar e higienizar.

Trânsito

Serão colocadas placas de sinalização ,em toda cidade antecipadamente. Haverá mudanças no trânsito dentro da cidade melhorando o fluxo de veículos. Implantação e limpeza de área particular para estacionamento de capacidade para 150 ônibus, na região da praça dos Diamantes.

Água para atender romeiros

O problema da água sempre foi uma questão complicada no período de festa, mas vem melhorando a cada ano. Este ano serão disponibilizadas 04 grandes caixas dágua, com torneiras em pontos estratégicos da cidade para atender os romeiros, ajudando na sua higienização e como medida preventiva com o problema da gripe Influenza A.

Banheiros químicos

A estrutura de banheiros também será melhorada. Este ano, não somente na praça, a Prefeitura colocará 24 banheiros químicos em diversos pontos de maior fluxo para facilitar o atendimento ao romeiro. Já existem os banheiros da praça e da igreja, mas a Prefeitura vai melhorar o serviço.

Orientação aos romeiros

Um grupo de mulheres está sendo preparado para atender bem o visitante. O ponto de informações será montado em frente ao prédio da Prefeitura, onde serão fornecidas informações sobre a programação da festa, trânsito, localização de banheiros e do Oratório Padre Eustáquio. A criação desse serviço visa oferecer maiores informações sobre a cidade e manter maior organização. Os atendentes estarão ainda distribuindo panfletos sobre a prevenção à gripe Influenza, apesar de não haver nenhum caso registrado na cidade. E também apoio à imprensa que dá cobertura na festa.

Vigilância Sanitária
A Prefeitura treinou um grupo em Uberlândia, na área específica, para atuar em toda cidade. Serão verificadas as condições de higiene principalmente das barracas que vendem alimentos. Serão averiguadas as condições que tais alimentos são confeccionados, guardados, sistema de refrigeração, dentre outros, com o objetivo de dar segurança a quem for consumir tais alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário