quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vice-governador Anastasia ministra Aula Inaugural na UNIPAC Araguari

Fotos Pedro Fonseca
O vice-governador do Estado, professor Antônio Augusto Anastasia, participou de Aula Magna no Campus UNIPAC Araguari, nesta segunda-feira (10/08), abrindo oficialmente o 2° semestre letivo da Instituição. Na oportunidade, ele proferiu palestra para um público de 800 convidados, com o tema: Gestão Pública.

O evento foi prestigiado por universitários, professores, representantes de entidades de classe, prefeitos, vereadores e secretários municipais de Araguari e região, diretores de escolas estaduais e municipais, deputados estaduais: Lafayette Andrada, Luiz Humberto Carneiro, Tenente Lúcio e Fahim Sawam, além do Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pestana e, o deputado federal e Reitor (licenciado) da UNIPAC Bonifácio Andrada.

Antes da Aula, o professor Anastasia visitou a empresa Selecta no município de Araguari. Também esteve em comitiva no Palácio dos Ferroviários, sede da Prefeitura Municipal de Araguari, onde foi recebido pelo prefeito Marcos Coelho de Carvalho e seu secretariado.

O vice-governador também foi saudado pelo Reitor (licenciado) Bonifácio Andrada, que lhe prestou homenagem pelos serviços prestados ao Estado, em defesa da administração pública eficiente e organizada.

A palestra do Vice-Governador destacou a importância da Gestão Pública eficiente. Ele discorreu sobre a evolução da administração pública no país, apresentando um breve relato da história geral da Administração Pública no mundo. Em seguida, abordou o contexto da administração pública brasileira desde o governo Getúlio Vargas, a redemocratização de 1945, a Ditadura Militar e o Brasil pós-constituinte.

Segundo Anastasia, o tema administração pública passou do “porão da casa à sala de visitas”, mostrando-se uma exigência e passando a constar da agenda nacional, não se admitindo mais gestão pública amadora. Ele descreveu o quadro encontrado em Minas, em 2002, motivando o chamado “Choque de Gestão”, tendo em vista a desorganização administrativa vigente e a dificuldade de se implementar ações públicas governamentais. Citou o equilíbrio fiscal obtido em dois anos e a necessidade de se recuperar a credibilidade e atrair investidores para o Estado.

Ao concluir, o professor Anastasia afirmou que: "todos nós devemos nos preocupar com a Gestão Pública pois ainda temos uma grande deficiência em nosso estado. A Gestão Pública é um processo de mudança de nossa mentalidade, sendo preciso que o modelo passe a fazer parte dos mecanismos administrativos rotineiros, buscando sempre a eficiência, evitando-se o desperdício”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário