quinta-feira, 25 de março de 2010

Araguari vive economia em estagnação

Continuo vendo com inquietação o problema da falta de empregos em Araguari. As estatísticas mostram uma economia praticamente estagnada e a geração de empregos também paralisada. Se somarmos os empregos de janeiro e fevereiro deste ano, entre contratações e demissões, o número ainda é negativo.

Hoje, comentei no programa “Salada Mista” na rádio Araguari sobre as contratações feitas aqui para repatriar conterrâneos para Goiás, através de uma Usina de Álcool e Açúcar em Catalão. Por incrível que pareça, vieram buscar mão de obra aqui e a seleção ocorreria hoje mesmo.

Anúncios foram colocados em jornais e emissoras de rádio. Por um lado a situação era de conforto para pais de família, ávidos por encontrar emprego. Por outro, de desapontamento para todos nós por sentir que existe um projeto de usina de álcool e açúcar para o município de Araguari até hoje paralisado. Trata-se da Usina Araguari, que adquiriu terras, plantou cana, instalou escritórios, mas os empregos prometidos não vieram. A previsão era de contratar 400 pessoas.

Por enquanto, a tal Usina Araguari apenas retira a produção de cana do município, levando-a até outras cidades. Isso significa que ficamos apenas com o desgaste de produzir. Empregos e alta arrecadação de tributos ficam com outros municípios, onde a cana é processada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário