segunda-feira, 29 de março de 2010

Assaltante de ônibus é morto em Araguari

Uma quadrilha de assaltantes a ônibus se deu mal de domingo (28.03) para segunda-feira no município de Araguari. Cinco homens em um carro abordaram, por volta das 20h30, um ônibus de comerciantes que vinha de Goiás para fazer compras em São Paulo. Após vencer a serra do Jordão, já bem próximo a Araguari o ônibus foi desviado para uma estrada vicinal. O fato culminou com a morte de um dos assaltantes.

A ação dos marginais, no entanto, não estava totalmente às escondidas. Uma pessoa viu o movimento estranho de um ônibus escoltado por um carro se desviando da BR. A mesma ligou para a Polícia Militar de Araguari, que em poucos instantes estava no local e foi recebida a balas pela quadrilha. Após a troca de tiros um dos assaltantes foi preso e os demais se embrenharam por um canavial. Foi solicitado reforço de Uberlândia, que através da Rocca veio com cães farejadores e em seguida foram localizados e detidos mais dois marginais. Um outro resolveu medir forças com a PM e acabou baleado, vindo a falecer em seguida. O último, porém, não pode ser localizado.

No carro dos assaltantes foram localizados capus, armas, celulares. O assaltante morto tem diversas passagens por vários crimes, inclusive assalto à mãos armada. A quadrilha era formada por meliantes de Uberaba, Itumbiara e Rio Verde e acredita-se que possa ter relizado muitos outros assaltos nas rodovias da região.

Esta é a segunda morte de assaltantes de ônibus ocorrida neste trecho em menos de um ano. O outro caso aconteceu no dia oito de julho de 2009, na serra do Jordão, na altura do local conhecido como Mangueiras. No momento do anúncio do assalto, um policial a paisana atirou contra o assaltante, que também teve como destino o cemitério.

Antes de concluir PAC 1, vem ai o eleitoreiro PAC 2

O Presidente Lula lança hoje o chamado "PAC 2". Trata-se de uma segunda versão do tal Plano de Aceleração do Crescimento, criado com claro objetivo de fazer campanha para a candidata petista. E nos últimos diasa coisa ficou escancarada, em período que ainda não é o eleitoral. Em menos de 3 meses do ano, Lula já participor de 41 eventos de inaugurações, lançamento de obras, visitas ao lado da ministra-candidata. No mesmo período, apenas uma reunião de trabalho foi realizada entre a ministra e o presidente; os demais ministros também pouco trabalham e pouco despacham. Quem despachou mais, Ministro Paulo Bernardo, particpou de 5 reuniões este ano.

Mais do que nunca fala-se no chamado PAC 2, que vem bem cedo, pois as obras do PAC 1 estão muito atrasadas. Não foram concluídas nem 40% delas e mesmo assim o Presidente Lula insiste em lançar o PAC 2.

Existe um nome para resumir tudo isso. Quando você começa uma coisa e não temina e quer começar outra, isso se chama desorganização, bagunça. É nesse tom que vai o sr. Lula, juntamente com a sua candidata a tiracolo. Vão lançar um programa eleitoreiro em cima de outro.

E pelos resultados das últimas pesquisas, em breve estarão lançando PAC 3, PAC4........ Minha Casa 2, 3......

sexta-feira, 26 de março de 2010

Editorial do AGORA São Paulo

26/03/2010
Greve política
Uma parcela dos professores da rede estadual, em greve há 19 dias, vem se comportando de maneira injustificável.
Sob o pretexto de defender aumentos salariais, um grupo de agitadores comparece a cada aparição pública de José Serra (PSDB). Os manifestantes tumultuam as cerimônias, gritam, sopram apitos.
É claro que o trabalhador tem direito de fazer greve e lutar por aumentos salariais. Os professores de São Paulo, assim como seus colegas de outros Estados, ganham mal. Mas já está claro que não é disso que se trata.
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo, que organiza as manifestações, é ligado ao PT. Sua atual presidente é filiada ao partido.
Ao que tudo indica, José Serra já está em campanha. Ele quer se lançar como candidato à Presidência e tem participado de eventos públicos. Do outro lado, Dilma Rousseff, candidata do PT, faz o mesmo. Faz parte do jogo.
O que não dá para aceitar é que o sindicato, que quer ver Dilma eleita, use o pretexto de defesa da categoria para tentar desmoralizar publicamente o governador.
O próprio pedido de aumento da categoria, 34%, é irreal. O objetivo do sindicato parece ser prolongar a própria greve e, assim, criar uma situação prejudicial ao candidato tucano.
Também saem prejudicados os estudantes e muitos professores, que prefeririam uma negociação realista a esse impasse.
É muita irresponsabilidade do sindicato prejudicar a vida de tanta gente, inclusive dos próprios profissionais que deveria representar, só para travar uma guerra política.

Gestão Pública COMENTADA

Coluna assinada por este blogueiro às sextas-feiras no GAZETA do Triângulo:
artigo publicado em 26/03/10

Começamos a discorrer sobre Planejamento Público na semana passada. Um dos pontos principais abordados, já ao final do artigo, foi o PPA – o Plano Plurianual, que juntamente com a LDO – Lei de diretrizes Orçamentárias - e a LOA – Lei Orçamentária Anual – formam o ciclo orçamentário de uma gestão. Mas que siglas esquisitas são essas? Deve estar indagando o leitor.

Esta sequência - PPA – LDO – LOA - foi estabelecida pela Constituição Federal de 1988, no seu artigo 165, como forma de conduzir com clareza todas as ações governamentais nas esferas federal, estadual e municipal. Assim, presidente da república, governadores e prefeitos seguem a mesma forma de trabalho em cada instância de governo.

A partir do tripé acima não existe muito o que inventar. O gestor deve obedecer o que foi planejado, sob pena de perder a governabilidade e se descontrolar financeiramente.
É princípio primordial na gestão a ação planejada e transparente, pois os desvios são capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

Já vimos que o PPA é pai de todos. E que é refeito a cada quatro anos. E mais: tem sua construção no primeiro ano de governo, entra em vigor no segundo e ultrapassa a gestão indo terminar no final primeiro ano da gestão seguinte. Trata-se da amarração de um governo para outro para evitar quebra de projetos ou programas governamentais. A partir de sua elaboração, por volta do mês de agosto do primeiro ano de governo, é encaminhando para o Legislativo para sua aprovação. Trabalha-se o quadriênio, por exemplo: os governos atuais vivenciam o Plano Plurianual 2010/2013.

O PPA é dividido em planos de ação, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de recursos financeiros, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto. A cada ano o governo faz uma avaliação dos projetos, das ações, do andamento de obras, sobretudo para embasar o orçamento anual e evitar desperdícios.

A LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias – vem a seguir. Esta já é anual e antecede ao orçamento. É um projeto de lei que o Executivo também submete ao Legislativo, estabelecendo as regras para a elaboração do orçamento do exercício seguinte. Lá estão expressas as chamadas Metas Fiscais e as prioridades da administração, critérios para toda administração financeira mensal do município, por exemplo, incluindo também a Câmara Municipal. Ou seja, em linhas gerais: define prioridades e gastos para o próximo exercício.

Depois vem a última etapa do Planejamento, a LOA – Lei Orçamentária Anual – que é orçamento propriamente dito, executado anualmente, também com a necessidade de aprovação do Legislativo e ocorre basicamente nos últimos três meses do exercício que antecede à sua prática Ou seja: é votado e aprovado de outubro a dezembro deste ano, por exemplo, para entrar em vigor em 2.011. No orçamento são fixadas as receitas, o que o município deverá ter de recursos, e as despesas, aquilo que será gasto, como e onde. Em suma: orçamento público quer dizer um contrato firmado entre governo e a sociedade, onde as contribuições da sociedade (impostos) viram receitas e são transformadas em despesas, aplicadas nas políticas públicas, atendendo a coletividade.
São projetos feitos pelo Poder Executivo, mas quem aprova é o Poder Legislativo. É uma forma de um poder controlar o outro. E os dois poderes são compostos por pessoas que representam todos os cidadãos, que votaram neles numa eleição.

Resumidamente, estas são as etapas básicas do Planejamento, mas que precisam ser recheadas de programas, projetos, ações, obras, gestão de pessoal, encaixando-se nos três pilares citados. O poder Executiva gerencia, o Legislativo controla, a Sociedade monitora

Participação popular é importante

É importante também, é fundamental, a participação da coletividade, do cidadão, nas decisões das prioridades, na transparência das aplicações dos recursos previstos. Os agentes públicos devem abrir à participação da sociedade, com a realização de encontros, audiências, formatando peças orçamentárias democráticas e não decididas entre quatro paredes.

Um dos mecanismos difundidos e utilizados em várias cidades é o Orçamento Participativo. Governos, sociedade civil, partidos políticos, entidades discutindo, chegando a acordos em prol de uma comunidade melhor.

Até a próxima!

"Hoje é o dia mais feliz da minha vida. O Congresso acaba de aprovar o projeto para a construção de Brasília. Sabe por que o projeto foi aprovado? Eles pensam que não vou conseguir executá-lo." Juscelino Kubitschek de Oliveira

quinta-feira, 25 de março de 2010

Araguari vive economia em estagnação

Continuo vendo com inquietação o problema da falta de empregos em Araguari. As estatísticas mostram uma economia praticamente estagnada e a geração de empregos também paralisada. Se somarmos os empregos de janeiro e fevereiro deste ano, entre contratações e demissões, o número ainda é negativo.

Hoje, comentei no programa “Salada Mista” na rádio Araguari sobre as contratações feitas aqui para repatriar conterrâneos para Goiás, através de uma Usina de Álcool e Açúcar em Catalão. Por incrível que pareça, vieram buscar mão de obra aqui e a seleção ocorreria hoje mesmo.

Anúncios foram colocados em jornais e emissoras de rádio. Por um lado a situação era de conforto para pais de família, ávidos por encontrar emprego. Por outro, de desapontamento para todos nós por sentir que existe um projeto de usina de álcool e açúcar para o município de Araguari até hoje paralisado. Trata-se da Usina Araguari, que adquiriu terras, plantou cana, instalou escritórios, mas os empregos prometidos não vieram. A previsão era de contratar 400 pessoas.

Por enquanto, a tal Usina Araguari apenas retira a produção de cana do município, levando-a até outras cidades. Isso significa que ficamos apenas com o desgaste de produzir. Empregos e alta arrecadação de tributos ficam com outros municípios, onde a cana é processada.

segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março -Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).

É sempre hora de conscientizar sobre a importância da água. Hoje, é um dia de reflexão para a importância deste precioso líquido. Lembre-se: Água é Vida!

Conforme a ONU, água poluída mata mais do que a violência. PENSE NISSO!!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Gestão Pública COMENTADA

Abaixo artigo publicado hoje (19 março) no Gazeta do Triângulo de Coluna semanal que me empenharei em fazer:

Depois de concluir o curso de Gestão Pública pela UNIPAC/Araguari tomei gosto e decidi ir mais adiante. Estou agora concluindo Especialização na área de Administração Pública pela UNINTER de Curitiba, pólo presencial Uberlândia. Destarte, em conversa com o Dr. Darli Amaral, Diretor do Grupo Araguari Comunicações, acordamos na colaboração de uma coluna semanal sobre o assunto, a princípio pautada pelo amigo diretor de redação e editor desta Gazeta, Márcio Marques.

“Gestão Pública comentada” abordará na teoria os mais variados temas que permeiam a Gestão Pública atual, com foco em dados técnicos e de embasamento político, porém informados numa linguagem que seja mais acessível do ponto de vista jornalístico.

Espero compartilhar algo de interesse aos gestores públicos, estudantes e leitores. Desde a Constituição de 1988 e da reforma administrativa de 1995, muita coisa mudou no âmbito da administração pública brasileira e o próprio cidadão ainda não se conscientizou da sua força no chamado controle social, na participação e acompanhamento da atuação dos nossos representantes e na execução das chamadas políticas públicas.
Políticas Públicas e Planejamento

As políticas públicas pensadas e planejadas por meio de projetos e ações nem sempre são concluídas conforme esboçadas. Da sua concepção até a conclusão podem surgir muitas nuances, causadas pela falta de preparo do gestor público, pela ausência de acompanhamento, de checagem eficiente ou pela corrupção.

Mas, voltando para não perder o foco: o que são mesmo as políticas públicas que citamos acima?
De um ponto de vista mais restrito, podemos dizer que políticas públicas são os
planos, os programas e as ações governamentais que, articulando recursos dos
governos e da sociedade civil organizada, destinam-se a intervir na realidade para
atender os problemas e demandas dos cidadãos.

Duas são as formas vistas de se encarar as políticas públicas. A primeira vista como o Estado fazendo. Entendida como uma relação fria entre Estado e sociedade. Essa concepção é mais apropriada para as técnicas tradicionais do planejamento e para as situações de poder centralizado, como o caso dos estados socialistas e das ditaduras, sobretudo na América Latina.

A Segunda política pública é vista como uma construção coletiva e são resultantes da interação entre atores coletivos e individuais (associações de classe, sindicatos, instituições governamentais e não-governamentais, empresas privadas, entre outros) que se relacionam estrategicamente para articular e fazer valer seus interesses. Concepção mais apropriada para ambientes democráticos e para as administrações de poder descentralizado.

Logicamente, existe uma relação direta entre as políticas públicas e a atividade de
Planejamento. Notório pois para implementar essas políticas, antes é preciso planejar como isso será feito. Nessa direção podemos definir o planejamento como a ponte, o elo de ligação entre a ação politicamente determinada e o conhecimento, facilitando e equacionando da melhor maneira a tomada de decisões na execução de determinada política pública.

Porém, o planejamento que antes parecia algo irreversível, dentro do tradicional, engessado como se diz por aí, atualmente já não é mais. A nova gestão pública já utiliza o chamado PES: Planejamento Estratégico Situacional. Um planejamento em constante reformulação, que não indica um final preestabelecido. O PES leva em conta que a realidade está sujeita a imprevistos. Isso acontece quase sempre, sobretudo em obras. E significa que é preciso replanejar a ação dependendo das circunstâncias e dos problemas enfrentados.

Ninguém aqui está inventando nada. Na prática quer dizer que o maior e principal elemento integrador das políticas públicas de uma esfera governamental é o Plano Plurianual – o PPA. Pouco valorizado na maioria das administrações, feito de qualquer jeito, em muitos lugares apenas “pró-forma” mas significa o cerne de tudo. A partir dele é que são definidas a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA – Lei do Orçamento anual, ou seja: o orçamento propriamente dito. O Plano Plurianual tem duração de 04 anos e é constituído por um conjunto de programas. É formulado no primeiro ano de cada gestão, para entrar em vigor no segundo, e termina no final do primeiro ano da gestão subseqüente.

É por isso que ouvimos sempre falar que um prefeito ou governante trabalha o seu primeiro ano com o orçamento do anterior. É verdade, porque o PPA já fora definido pela CF de 88, no artigo 165, para não deixar a administração sofrer ruptura, dissolução na alternância de mandato. O empossado seqüenciará as ações no primeiro ano de mandato até que o novo PPA seja montado para iniciar no ano seguinte, retomando o ciclo orçamentário.

Até a próxima!

“Meu sonho é viver e morrer em um país em liberdade”
Juscelino Kubitschek de Oliveira


wilsonjprado@yahoo.com.br

quinta-feira, 18 de março de 2010

Como o "Lulla" mudou???

Lula em 1994
“Como cidadão brasileiro que tanto lutou para fazer a ética prevalecer na política, estou frustrado, possivelmente como milhões de brasileiros. Só espero que não apareça um trambiqueiro querendo anistiar Collor da condenação imposta pelo Senado”,
Lula, 13 de dezembro de 1994, quando Fernando Collor foi absolvido pelo STF.

Lula 15 anos depois
Em Palmeira dos Indios, 14 de julho de 2009, Lula abraça Collor e o compara ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. “Quero fazer justiça aos senadores Fernando Collor e Renan Calheiros, que têm dado uma sustentação muito grande aos trabalhos do governo no Senado”, discursa Lula, enquanto é distribuído ao público um jornal com a seguinte manchete:"Presidente Lula da Silva apoia Collor de Mello para governo de Alagoas".

quarta-feira, 17 de março de 2010

Desempenho do emprego em fevereiro ainda é fraco em Araguari

Araguari manteve o pífio desempenho do emprego com carteira assinada no mês de fevereiro de 2010, conforme os recentes números do Caged. Foram 874 admissões contra 871 demissões. Um saldo positivo de apenas 3 empregos. A indústria de transformação foi o destaque com 351 contratações no mês. Mostra uma economia local estagnada.

Apesar do fraco desempenho em janeiro e fevereiro, nos últimos 12 meses o saldo foi favorável, com saldo positivo de 823 empregos.

Em Ituiutaba, o desempenho em fevereiro foi fraco também, mas um pouco melhor com 38 empregos positivos. Em Monte Carmelo foi negativo; já em patrocínio foram 109 empregos positivos. Em Patos de Minas foram 93 empregos positivos. Em Uberlândia os empregos positivos no mês passado somaram 986, ou seja 8.961 contratações contra 7.975 demissões.

Pulando para Goiás, em fevereiro, no município de Catalão foram 890 contratações e 775 demissões com um saldo positivo de115. Já em Itumbiara, as contratações somaram 1.124, contra 1.083 demissões, portanto um saldo de 41.

terça-feira, 16 de março de 2010

Opinião Pública derruba plano "Chavista" de Lula

O governo federal, representado por Lula, Dilma Rousseff e Cia se rendeu à onda de críticas da sociedade e de entidades sociais e anunciou que vai alterar todos os pontos polêmicos do decreto que instituiu, em dezembro passado, o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3).

Isso inclui artigos como o que prevê a legalização do aborto, a proibição de símbolos religiosos em locais públicos e o que prevê a necessidade de ouvir invasores de terras no cumprimento de decisões judiciais sobre conflitos agrários, como reintegrações de posse. As mudanças também vão eliminar do texto qualquer vestígio que signifique risco de censura à imprensa.

"Estamos dispostos a promover as correções necessárias", afirmou. As medidas foram anunciadas hoje pelo ministro Paulo Vannuchi, da secretaria especial de Direitos Humanos, autor do plano, ao abrir a primeira reunião anual do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana Nacional (CDDPH). Ele disse que está instalada uma nova etapa de negociações com as partes insatisfeitas e que o novo texto será publicado até o final desse semestre.

Desde o anúncio do Plano um grande mal estar tomou conta da igreja católica, que se viu obrigada a manifestar em documento por mais de 60 bispos. O meio rural também se viu ameaçado pela forma colocada para tratar as invasões de terras. A própria imprensa logo passou a ficar com um pé atrás. As duas recentes matérias bombásticas da Revista Veja contra o PT podem ter sido motivadas pelo medo da volta à censura. A própria Globo deu uam esfriada nos noticiários em matérias pró-governo.

A proximidade com a eleição e o desgaste de ter que explicar todas esssas proezas, 'dignas' de um governo Chaves, especialmente num país que recentemente conquistou a democracia, tornarem-se insustentáveis dentro do próprio governo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dilma vem ao Triângulo na quarta

Na manhã da próxima quarta-feira, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cumpre agenda do Triângulo Mineiro. Acompanhada do deputado Gilmar Machado, a ministra vai inaugurar a duplicação da BR-153 que liga Itumbiara até o Trevão de Monte Alegre de Minas.

Em seguida a ministra irá oficializar a duplicação dos 95 km que liga o Trevão até Uberlândia. Dilma Rousseff assina ainda cerca 300 convênios entre Prefeituras e Governo, incluindo o lançamento de duas mil moradias pelo programa “Minha Casa Minha Vida”.

A Ministra inaugura obra inacabada e "inaugura" o início da duplicação da BR 365, do trevão até Uberlândia.

Os mais de 300 convênios com prefeituras só Deus dirá quantos serão viabilizados ainda este ano. Trata-se de mais um holofote eleitoral para melhorar a penetração da ministra aqui no Triangulo,onde com certeza as pesquisas não lhe indicam favorabilidades.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cena da cidade - Rua Rui Barbosa

Retrato da cidade, numa cena que se arrasta por quase dois meses. Em plena Rui Barbosa, principal via do comércio de Araguari, abriu-se um terreno ao lado do hotel existente, segundo informações para estacionamento. Porém, o imóvel em terra está provocando uma sujeira sem medidas na via pública. A chuva leva a terra para a rua e esta se mistura com água que vem da vizinhança após lavar passeios e garagens. Ali vira barro e emporcalha todo entorno. Esta cena passou a fazer parte do nosso cotidiano, sujando a via e os carros, dando um ar de abandono em pleno coração da cidade. Que as nossas autoridades do setor tomem providências.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Jovem de 23 anos assassinado em Araguari

Chelinton Rodrigo Rosa da Silva, 23 anos, foi assassinado ontem (9) à noite, em Araguari. O crime, segundo a Polícia Civil (PC) de Araguari, pode estar relacionado ao tráfico de drogas. A vítima tem passagens registradas na 51ª Delegacia Regional de Polícia Civil por envolvimento com entorpecentes. Ninguém foi preso.
O corpo de Chelinton da Silva estava na calçada da rua Iturama esquina com Padre Nicácio, no bairro Amorim, em frente a uma empresa de moto-taxi. Testemunhas do crime disseram à Polícia Militar (PM) que a vítima conversava com moto-taxistas quando dois homens armados chegaram em uma motocicleta, pararam em frente ao rapaz e efetuaram diversos disparos em direção à ele. O crime ocorreu por volta das 22h.
O laudo de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) de Araguari apontou que Chelinton da Silva foi atingido por três tiros. Todos no rosto.
Segundo o delegado Rodrigo Luis Fiorindo Faria, há indícios que o crime esteja relacionado ao tráfico de drogas, pois a vítima tinha envolvimento com entorpecentes. Ainda de acordo com o delegado, duas pessoas são suspeitas do homicídio e estão sendo investigadas.

terça-feira, 9 de março de 2010

Jovens aterrorizam cadeia pública de Araguari

DATA: 09/03/2010 POR VOLTA DAS 13:45 HORAS – LOCAL: JACINTA CRUZ,76, CADEIA PÚBLICA, SIBIPIRUNA
NATUREZA: LESÃO CORPORAL
SÍNTESES DOS FATOS
Segundo a equipe de agentes penitenciáros da Cadeia Pública de Araguari, o bicho pegou hoje à tarde. Jovens que mais parecem demônios, deram muito trabalhoà PM. Veja ocorrencia policial

CADEIA PUBLICA DE ARAGUARI, LOCAL DESTINADO A DETENCAO DE MENORES INFRATORES, POR VOLTA DAS 13:45 HORAS DE HOJE, ASSIM QUE O DETENTO DA CELA 01 (RODRIGO, 18 ANOS DE IDADE) RECEBEU A INFORMACAO DE QUE SERIA ALTERADO O SEU HORARIO DE VISITAS, COMECOU A PROMOVER UM INICIO DE REBELIAO, NA COMPANHIA DE OUTRO MENOR ENCARCERADO NA CELA 03. UM DETENTO COMECOU A AGREDIR FISICAMENTE UM OUTRO COLEGA DE CELA, ARREMESSOU MARMITAS COM ALIMENTO NO INTERIOR DO COMODO DA GUARDA PENITENCIARIA, PASSOU A AMEACAR DE MORTE UM AGENTE PENITENCIARIO E INICIOU UMA SEQUENCIA DE CHUTES NAS PAREDES DO BANHEIRO INTERNO DA CELA. CHEGAMOS AO LOCAL E DETERMINAMOS QUE O AUTOR PARASSE COM AS AGRESSOES, POREM NAO OBEDECEU AS ORDENS, TENDO SIDO NECESSARIO ADENTRAR A CELA, IMOBILIZAR O AUTOR E SOCORRER A VITIMA , A QUAL FOI CONDUZIDA ATE O (PSM) LOCAL, ONDE FOI ATENDIDO CONFORME PRONTUARIO 905474 (HEMATOMAS NA FACE). COM O AUTOR FORAM LOCALIZADOS 03 (TRES) CHUCOS, OS QUAIS FORAM APREENDIDOS E ENTREGUES NESTA (DEPOL) LOCAL. POSTERIORMENTE O MENOR FOI REMANEJADO PARA CELA 02. APOS AVERIGUARMOS TODA A CELA 01, O AUTOR (RODRIGO) PASSOU A AMEACAR A EQUIPE POLICIAL, DIZENDO QUE NA RUA VAI SER DIFERENTE, QUE IRA PERSSEGUIR E MATAR A TODOS, INICIANDO ASSIM UMA OUTRA SEQUENCIA DE CHUTES E SOCOS CONTRA A PAREDE. UM OUTRO MENOR INFRATOR DA CELA 03, TAMBEM AMEACOU DE MORTE O AGENTE PENITENCIARIO

quarta-feira, 3 de março de 2010

José Alencar anuncia edital para duplicação da BR-050



megaminas

O vice-presidente da República José Alencar esteve em Uberlândia neste dia 03/03 e anunciou a duplicação da BR-050 de Uberlandia, passando por Araguari até a divisa com Goiás. A rodovia está entre as mais perigosas da região. Três vezes por semana o motorista Eli Amaral passa pela BR-050. De Sumaré, em São Paulo, até Catalão, Goiás, ele sabe os riscos que corre.Os registros de acidentes são muitos. Em 2008, a Polícia Rodoviária Federal registrou 259 ocorrências, 11 pessoas morreram. No ano passado o número cresceu para 290 acidentes e 15 mortos.Os dados da Polícia Rodoviária Federal são de 2008 e 2009. Mas hoje, a equipe de reportagem flagrou outro acidente. O motorista de um caminhão bateu em um carro dirigido por uma mulher. Segundo testemunhas, ela teria atravessado a pista e não viu o caminhão vindo. Ela morreu na hora. O motorista ficou levemente ferido.A rodovia é considerada uma das mais perigosas da região entre Uberlândia e a divisa com o estado de Goiás. Hoje, o vice-presidente José Alencar anunciou a duplicação do trecho. A promessa foi feita na sede da Federação das Indústrias Mineiras para políticos, empresários e autoridades da região.
São aproximadamente R$300 milhões para duplicar quase 70 quilômetros de rodovia. Agora, fica a expectativa dos motoristas e empresários para que a obra comece logo.O vice-presidente disse ainda que está previsto no orçamento deste ano a liberação de verba para obras na BR-365 e MG-153.

terça-feira, 2 de março de 2010

Eleições 2010 - Aécio: traidor ou martir?


Blogs serristas estão pressionando o governador de Minas, Aécio Neves, a aceitar a vaga de vice na chapa tucana que concorrer a presidência neste ano. Apesar de todas as recusas até o momento, há uma forte campanha pela chapa Serra-Aécio. A cúpula do PSDB tem estimulado essa pressão, pois acredita que Aécio seria a salvação de Serra e do próprio partido, inerte e ainda sem rumo com relação às eleições presidenciais.

O crescimento nas pesquisas da candidata de Lula, Dilma Roussef, põe mais lenha na fogueira. Sabe bem a cúpula do PSDB que Minas é o 2° maior colégio eleitoral do país e certamente terá grande peso na definição da eleição; e sobretudo o atual governador de Minas, com uma aprovação de 80% pode fazer a diferença.

Enquanto Aécio se nega a formar a chapa na condição de vice e insiste na candidatura ao senado, os blogs tucanos, hoje numa rede de quase 130 na internet, os chamados blogs pela democracia, colocam Aécio na berlinda. Chegam ao ponto de dizer que ele seria o responsável por uma eventual derrota ou vitória tucana. E mais: o colocam como o mártir ou o traidor. Poderá ser o "Tiradentes" da história ou o "Joaquim Silvério dos Reis".