quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Araguari alarmada com a febre amarela

A morte de uma rapaz de Araguari, Leandro Gonçalves, 24 anos, no último dia 21, com suspeita de febre amarela, causou certo pânico na população. Ele esteve trabalhando no município de Caldas Novas, começou a sentir dores de cabeça, dores no corpo e febre e foi encaminhado para a Santa Casa de Araguari e depois para o Hospital da UFU, onde veio a falecer. O laudo com as causas da morte só sai dentro de 10 a 15 dias. Mesmo assim trouxe um susto para a população local.
Hoje, 23 de janeiro, depois de tomar café no Bar do Pedro, subimos pela Rua Quinca Mariano e nos deparamos com uma imensa fila que virava o quarteirão, todos com o propósito de receber a vacina. A população desceu bem cedo para a Policlínica, que agora funciona no antigo Hospital Santa Catarina.
Pelo grande número de pessoas não sei se haverá vacina para todos, porque a liberação para Araguari tem sido a conta gotas. Acho que o País não estava preparado para esta grande procura pela vacina.
Muitos precisam tomá-la urgentemente porque vão viajar para as áreas de risco no norte e centro-oeste do país. Outros querem se prevenir; e outros já tomaram a vacina, mas querem tomar de novo. A situação parece fora do controle e a cada notícia veiculada o medo aumenta.
Estivemos em Corumbaíba-GO no último dia 19.01 e na divisa dos estados, na ponte Quinca Mariano, não havia vacinação como já vimos em outras épocas. Consideramos falha grave. Na segunda-feira chegamos a comentar o assunto no nosso programa de Rádio "Salada Mista", pela Rádio Araguari.
E hoje, 23.01, ficamos sabendo lá mesmo no Bar do Pedro que agora já estão vacinando na ponte. Pelo menos uma boa notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário