sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Arquidiocese de Uberaba prepara lançamento Campanha da Fraternidade

Em Uberaba, além da tradicional missa da Quarta-Feira de Cinzas, uma explanação à imprensa da Comissão Arquidiocesana de Saúde, no dia 6 de fevereiro, às 14h, na Cúria Metropolitana, marcará a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2008, que tem como tema "A Defesa da Vida".
O assunto foi tratado nesta semana, durante reunião da comissão, que é presidida pelo arcebispo dom Aloísio Roque Oppermann, e conta com participação de padres, agentes pastorais, profissionais da área da saúde e representantes de instituições públicas e particulares dos setores de saúde, educação e assistência social em Uberaba.
A idéia, segundo dom Roque, é envolver o maior número possível de profissionais da área de saúde na CF 2008, que visa tratar justamente da valorização da vida. Assim, ressalta ele, para cada tema da campanha, como aborto, manipulação de embriões, eutanásia, violência, família e meio ambiente, dentre outros, teremos a opinião de pessoas balizadas na área e que comungam dos princípios cristãos contidos no Evangelho.
Deste modo, acrescenta o arcebispo, "esperamos conscientizar a sociedade para a defesa da vida, em todas as suas instâncias, desde a vida não nascida até o seu término". Objetivo que será buscado, relata dom Roque Oppermann, nas diversas ações paroquiais, seja através da liturgia, sermão do padre, vias sacras, reuniões dos grupos de reflexão e, mesmo, palestras junto à comunidade escolar.
Apesar de a proposta principal ser conscientizar e levar as pessoas a criarem meios e ações que valorizem a vida, em Uberaba, de acordo com o arcebispo, a Arquidiocese vai disponibilizar recursos do Fundo da Campanha da Fraternidade para patrocinar projetos que visem este fim. "É que do dinheiro arrecadado com a coleta do Domingo de Ramos, destinado a CF, 40% vão para a CNBB, 30% ficam na diocese e outros 30% na paróquia. A parte diocesana do Fundo da Solidariedade será destinado aos bons projetos de entidades da região que defendam a vida", garantiu o bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário