terça-feira, 7 de abril de 2009

Contas de Luz aumentam em Minas

A Cemig não sabe viver sem aumento das contas de energia. O refresco do ano passado, quando as contas foram reduzidas, durou pouco. A concessionária conseguiu um aumento para as contas de Luz em Minas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (7), um reajuste médio de 6,21% nas tarifas de energia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O aumento entra em vigor nesta quarta-feira (8) e será aplicado para 6,69 milhões de consumidores em 774 municípios mineiros.

Para os consumidores que recebem energia em baixa tensão, como as residências e o comércio, o reajuste será de 4,87%. Para as indústrias (energia em alta tensão), a média do reajuste será de 9,42%.

Para calcular o aumento, a Aneel levou em conta uma inflação de 6,27% apurada pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) no acumulado dos últimos 12 meses. Os itens que mais pesaram no reajuste foram a compra de energia produzida por térmicas e a variação do dólar, que tem impacto na energia de Itaipu.

Enersul

Os clientes atendidos pela Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) não terão reajuste em suas contas de luz neste ano. É que a Diretoria da Aneel determinou à empresa, após uma revisão dos cálculos, que devolva aos consumidores - cortando do reajuste de 2009 - R$ 76,5 milhões cobrados indevidamente na revisão tarifária de 2003.

Esse montante é cerca de metade dos R$150 milhões cobrados na época. O restante será descontado do reajuste previsto para 2010.

Se não fosse a revisão dos cálculos, a Enersul teria direito, em 2009, a um reajuste de 8,61%. A empresa atende a 742 mil unidades consumidoras em 72 municípios de Mato Grosso do Sul.

Um comentário: