quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dom Roque vai à Câmara e critica assistencialismo

Jornal de Uberaba

Dom Aluisio Oppermann, arcebispo metropolitano de Uberaba, ocupou ontem espaço na Tribuna Livre do Legislativo para falar sobre o tema da campanha da Fraternidade que, este ano, aborda o tema "A Paz é fruto da Justiça". "Não basta termos repressão, é necessário que a haja Justiça, pois somente assim o crime diminuirá. Através da campanha, a igreja católica quer mudar a cabeça das pessoas e dar sua contribuição à comunidade", disse.
Entretanto, a partir de questionamentos feitos por vereadores, Oppermann criticou a concessão de benefícios assistencialistas e defendeu a ocupação de padres na política.
Conforme o arcebispo, a concessão do bolsa família, por exemplo, não deve ser a única alternativa do governo federal para auxiliar as pessoas carentes. Para ele, outros mecanismos devem ser criados para dar condições às famílias. "Devemos nos preocupar com o que o governo faz para que estas pessoas possam caminhar com as próprias vidas", afirma.
Ao ser indagado pelo vereador Marcelo Borges, o Borjão, de que os religiosos não devem atuar na política, Opperman se colocou a favor da participação de religiosos na vida pública. Para ele, os padres devem ser vinculados a todos os assuntos, inclusive à política.

Um comentário:

  1. Uma excelente maneira de a Igreja (em todas as religiões) contribuir para reduzir a necessidade do assistencialismo, seria acabar com o famigerado DÍZIMO, que enriquece uma casta e empobrece (ainda mais) o povão.

    ResponderExcluir