segunda-feira, 18 de maio de 2009

Abril ainda tem saldo negativo de empregos formais em Araguari

Mensalmente os principais setores da economia fixam os olhos no desempenho do emprego para avaliar a situação da crise mundial. Esta obsessão tornou-se mais evidente a partir dos últimos três meses de 2008, quando houve queda brutal do número de empregados com carteira assinada em diversos setores da economia, destacando-se principalmente aqueles ligados à exportação, que tiveram queda mais acentuada.

O mais recente levantamento divulgado hoje (18) apresenta o relatório estatístico do Caged sobre a evolução do emprego em abril. Conforme os números, o país conseguiu uma ligeira melhora em relação aos primeiros três meses de 2009. O saldo do mês foi positivo em cerca de 106 mil contratações. O que ainda é preocupante se levarmos em conta que só em dezembro o saldo negativo foi de cerca de 600 mil desempregados.

Ao analisarmos o foco local com relação aos números de Araguari temos a impressão de que a economia está patinando. Em abril, foram admitidos no município 708 trabalhadores com carteira assinada e as demissões chegaram a 747. O que resultou num saldo negativo de empregos de 39.

Ao observarmos pelo levantamento dos primeiros quatro meses de 2009 o quadro permanece ainda em equilíbrio. Foram 3.185 admissões contra 3.143 demissões, perfazendo um saldo positivo no quadrimestre de 42 empregos.

Em abril, no muncípio, a indústria foi a que mais demitiu com 284 desligamentos contra 172 admissões. O comércio demitiu 156 pessoas contra 149 contratações. A construção civil também ficou com saldo negativo de 28. Os serviços, administração pública e indústria extrativa mineral foram os que apresentaram saldo positivo. Os serviços contrataram 143 pessoas contra 103 demissões; a administração pública contratou 38 contra 10 demissões; já a extrativa mineral contratou 44 contra 14 demissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário