terça-feira, 12 de maio de 2009

A UTI adulto para Araguari

Recebi e-mail do ex-secretário de saúde, Edilvo Mota:
A UTI Adulto é uma conquista do município de Araguari para a qual contribuiu a soma de esforços, coordenada pela Gestão Municipal do SUS desde os primórdios de 2005.

Não se trata de um equipamento privado de saúde, mas sim fruto de investimentos do governo do Estado de Minas Gerais, via PRO-HOSP (Programa de Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS em Minas Gerais) em conformidade com o Plano Diretor de Regionalização PDR-MG e Plano Diretor de Investimentos PDI-MG.

Assim, permanecerá à disposição do Sistema Único de Saúde, através da Central Estadual de Regulação, via sistema SUSFácil.

A proposta foi aprovada pela CIB-SUS Regional em reunião realizada em Araguari, no auditório da Casa da Cultura em 2007 e, posteriormente, pela CIB-SUS/MG. Somente após as deliberações destas duas instâncias do Sistema Único de Saúde, compostas pelos gestores municipais e SES-MG, é que o projeto pode ser acolhido pelo governo estadual.

No mesmo período, aprovamos na CIB-SUS Regional o PRO-HOSP para ampliação da UTI do Hospital de Clínicas da UFU.

Em absoluto, não se retira o mérito do trabalho desenvolvido pela Santa Casa de Araguari para acolher o investimento do governo estadual.

Fica o registro histórico, apenas para que não se venda o feito como ação isolada de instituição privada. Mesmo porque, nenhum investimento público em Saúde pode acontecer no país sem a motivação e aprovação da Gestão Municipal do SUS.

Em anexo:

- Ofício do secretário municipal de saúde de Araguari ao secretário de Estado da Saúde, em 2005, manifestando o pleito pela UTI Adulto;

- Audiência com o ministro de Estado da Saúde, Saraiva Felipe, em fevereiro/2006, quando o assunto (UTI Adulto) foi incluido na pauta de reivindicações;

- Audiência com o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, em 22 de maio de 2007, com a presença de prefeitos da região, liderados por Marcos Alvim, o secretário de saúde de Araguari, representando o Colegiado Regional de Secretários de Saúde e o médico Ademilson, da SMS Uberlândia, coordenador regional da regulação em urgência e emergência do SUS.

Atenciosamente

Edilvo Mota
Ex-secretário municipal de saúde janeiro/2005-março/2008

Araguari, 25 de julho de 2005.


Ofício Nº: 448/2005
Assunto: Novos Leitos de UTI



Senhor Secretário,


A Secretaria Municipal de Saúde de Araguari tem vivenciado, diariamente, uma grave situação, em decorrência da escassez de leitos de UTI face à demanda, inclusive oriunda de municípios de sua micro-região. Agrava o problema a constante indisponibilidade de leitos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Inobstante os termos da PPI, sistematicamente, nas situações de urgência e emergência, nunca se consegue encaminhar pacientes para aquela instituição.

A conseqüência desse quadro é além do notório transtorno a cada ocorrência, o aumento dos gastos do município, visto que temos tido que assumir internações em caráter particular em hospitais locais cujos leitos de UTI não são credenciados ao SUS.

Discutimos preliminarmente com o provedor da Santa Casa de Misericórdia a possibilidade da implantação de uma UTI Adulto, a exemplo do que se fez com a UTI Neonatal, graças ao Pro-Hosp. Como existe a disposição da diretoria da Santa Casa, sugerimos agendamento de reunião com V.Sa., para que possamos discutir conjuntamente os caminhos possíveis para a solução do quadro atual.

No aguardo de seu pronunciamento, subscrevemo-nos


Atenciosamente




Edilvo Mota
Secretário Municipal de Saúde




Exmo. Sr.
Dr. Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva
MD Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais



Do blog: As conquistas políticas quase sempre são assim. Nunca se consegue viabilizar benfícios maiores de forma instântanea. Os pedidos são feitos e demoram anos para chegar.
Mas é preciso que exista gente assim com o ideal de pedir, de solicitar. Pois se cuzarmos os braços e não fizermos uma solicitação, nunca receberemos nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário