sábado, 23 de maio de 2009

Ex-vereador quer impedir saída de imagens sacras das igrejas de Estrela do Sul

O jornalista Pedro Divino Rosa (Pedro Popó), ex-vereador em Estrela do Sul, informou ao Ministério Público que a Diocese uberlandense pretende tirar da cidade as imagens sacras das igrejas locais e levá-las para o Museu de Arte Sacra (MAS), que a igreja católica vai lançar na terça-feira, 26, em Uberlândia.
Segundo o jornalista, algumas imagens sacras de Estrela do Sul – reconhecidamente peças valiosas dos séculos XVIII e XIII - são patrimônio histórico do Município e não podem sair da cidade. “A atitude da Diocese contraria a lei”, disse, ele, que é o autor da Lei que cria e protege o Patrimônio Histórico do Município.
Pedro Popó disse que ficou sabendo da iniciativa da igreja por meio do Jornal Correio de Uberlândia, que em sua edição de sexta-feira, dia 22, traz reportagem que anuncia a criação do Museu de Arte Sacra de Uberlândia. Nela, diz, “o entrevistado -, padre Rogério Antônio Alves, da Igreja de São Pedro, e que será o diretor do Museu –, manifesta claramente essa intenção”.
O jornalista está mobilizando as autoridades locais para impedir que a Diocese mande buscar as imagens nas igrejas de Estrela do Sul e as transfira para o Museu de Arte Sacra e disse contar com o apoio do vigário local, Amaury Paixão, e do ex-secretário de Cultura, Mário Lúcio Rosa, responsável pelo tombamento dos bens.
De acordo com Pedro Popó, em 1997, Estrela do Sul já ficou sem o testamento de Dona Beija. “Um juiz da época, contrariando ato da Câmara, os entregou ao Museu do Tribunal de Justiça. Fizemos de tudo para impedir a iniciativa, mas, infelizmente, o TJMG negou a devolvê-los. Não podemos perder mais este valioso bem”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário