sábado, 24 de outubro de 2009

Alemães ricos pedem ao governo para pagar mais impostos

Um grupo de ricos alemães lançou petição sugerindo ao governo a cobrança de maiores impostos dos cidadãos mais abastados do país. Eles dizem ter uma fortuna maior do que necessitam e que os recursos adicionais arrecadados poderiam financiar programas econômicos e sociais que ajudariam a Alemanha a se recuperar da crise financeira global.

O grupo calcula que o governo poderia arrecadar 100 bilhões de euros se os alemães mais ricos fossem taxados em 5% por dois anos. No Brasil, os maiores assalariados são taxados em 27,5%. A petição conta com 44 assinaturas e será apresentada à chanceler Angela Merkel.

O grupo afirma que a crise mundial vem aumentando o desemprego e a desigualdade social e que simplesmente doar dinheiro não seria o bastante. “O caminho para sair da crise deve ser pavimentado com enormes investimentos na ecologia, educação e justiça social”, dizem eles na petição.

O líder da iniciativa, Dieter Lehmkuhl, disse ao jornal Tagesspiegel que cerca de 2,2 milhões de pessoas na Alemanha possuem patrimônio de mais de 500 mil euros. O grupo realizou uma manifestação em Berlim na quarta-feira (21/10) para atrair publicidade para a proposta. Na ocasião, eles jogaram no ar cédulas falsas.

Com informações da BBC Brasil

Um comentário: