sábado, 24 de outubro de 2009

Sem nenhum livro publicado, Collor entra para Academia de Letras de Alagoas


Senador por Alagoas, o ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PTB) tomou posse na noite desta sexta-feira (23) como o novo imortal da Academia Alagoana de Letras (AAL). Mesmo sem ter publicado nenhum livro, o ex-presidente foi eleito no último dia 2 de setembro, com 22 votos a favor e oito contra.
Collor assumiu a cadeira número 20 que era ocupada pelo ex-presidente da Casa, Ib Gato Falcão, a quem o senador classificou como o "maior construtor que Alagoas já teve".

Em uma cerimônia concorrida, Collor aproveitou para anunciar que o primeiro livro publicado de sua autoria trará a versão dele sobre o impeachment de 1992. "Todos me perguntam sobre o livro. Ele trará revelações, está pronto e será lançado num momento oportuno", assegurou o senador, sem dar pistas sobre a data de lançamento.

Para concorrer à vaga na Academia, Collor apresentou sete obras, todas impressas por gráficas oficiais e que nunca foram vendidas em livrarias. A última delas foi uma publicação da gráfica do Senado intitulada "Relato para a História", que traz na íntegra o discurso que fez no Senado em 2007 apresentando fatos sobre sua saída da Presidência.

2 comentários:

  1. Ridículo!

    Como de resto é ridículo o sem número de "homenagens" sem lastro, destinadas muitas vezes a premiar canalhas.

    ResponderExcluir
  2. As academias de letras não poderiam ser diferentes de tudo aquilo que vemos na política. Também nelas, fatores políticos (no pior sentido do termo) influenciam indicações.
    No geral, são premiados com a imortalidade alguns escritores de qualidade duvidosa. Agora, neste caso, o buraco é mais embaixo, uma vez que a única obra de Collor foi ter escrito uma das páginas mais negras da história do país. No caso, prisão perpétua e imortalidade lhe cairiam como uma luva.

    ResponderExcluir