quarta-feira, 11 de março de 2009

EMCANTAR SE APRESENTA NA UNIPAC




lANÇAMENTO OFICIAL SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA DIA 12.03
NA UNIPAC


O grupo artístico EMCANTAR já conheceu, experimentou e reinventou formas de brincar. Toda essa vivência fez surgir brincantes que vão mostrar brincadeiras e canções populares no espetáculo musical de lançamento do novo álbum do grupo: PARANGOLÉ.
Durante o mês de março, o EMCANTAR se apresenta em Araguari (15/03), Uberaba (18 e 19/03, Teatro Sesiminas), Uberlândia (21/03, Center Convention) e Patos de Minas (28 e 29/03, Teatro Leão de Formosa). A turnê contempla ainda o lançamento do média metragem “Parangolé – O Filme”.
Em Araguari, o evento tem patrocínio da UNIPAC e apoio da Franco Produções, Prefeitura Municipal, Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e Pica Pau Country Clube.
Os shows, conforme Mirtes Júlia, percussionista do EMCANTAR e coordenadora das Ações Culturais da ONG, mesclam elementos estéticos das mídias do kit Parangolé (canções, filme e livro) em forma de espetáculo, mas todos com a mesma essência: a alegria e a brincadeira como possibilidades criativas de encantar o mundo. Com a direção artística de Deferson Melo, “levaremos as brincadeiras e 13 artistas sob a forma de brincantes para o palco. Mostraremos as nossas interpretações para as brincadeiras musicadas e para as cantigas de roda de domínio público”, ressalta.
O lançamento do Parangolé representa uma importante conquista para o grupo artístico do EMCANTAR. A idealização desse produto se deu a fim de renovar e difundir brincadeiras da cultura popular, cantadas e contadas nas atividades educacionais da ONG. Aliada a essa proposta de registro, estava o desejo pessoal dos artistas-educadores do EMCANTAR de materializar seus ideais e compromissos com um modo de vida regido pela alegria, pela cooperação e com o modo de ser “Brincante”.
Diante de todo esse universo, o espetáculo é um convite a olhar de uma forma poética para a infância, que não é simplesmente uma fase da vida, mas um estado de espírito em que predominam a brincadeira e o jeito divertido de desvelar o mundo, de fazer arte sendo artista ou arteiro... e, dessa maneira, crianças, jovens e adultos poderão se reconhecer nas inusitadas situações presentes num espetáculo cheio de cores, tons e imagens da infância.
O kit Parangolé, que será lançado no dia do espetáculo, é um produto composto por um DVD com o filme “Parangolé”, um CD com 20 canções, um CD de Playback e um Livreto contendo o “como brincar”. A riqueza de elementos, segundo a cantora Maíra de Ávila, responsável pela Comunicação da ONG, ressalta a gama de possibilidades para criar e recriar brincadeiras, canções, jeitos diferentes de fazer educação e arte.
Com isso, o kit e o espetáculo se destinam não só a crianças e educadores, mas a toda a família e àqueles que se deixam levar pelo prazer em brincar. Ela conta que a produção do kit foi viabilizada pelo projeto “Parangolé – Canções e Brincadeiras”, com apoio do Instituto Algar de Responsabilidade Social, da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Este é só o começo de muita coisa boa que vem por aí. Acompanhe as notícias e bastidores de todo o processo de criação do Kit Parangolé – Canções e Brincadeiras com EMCANTAR. É válido ressaltar que os espetáculos e as exibições do filme serão abertos à comunidade e o ingresso é 1kg de alimento não perecível, cuja arrecadação será revertida à Sociedade São Vicente de Paulo das cidades contempladas pela turnê.

Agenda de shows
O quê: EMCANTAR no espetáculo Parangolé

Cidade: Araguari, Pica Pau
Quando: 15/03 às 20h

Cidade: Uberaba, Teatro Sesiminas
Quando: 18 e 19/03 às 20h

Cidade: Uberlândia, Center Convention
Quando: 21/03 às 20h

Cidade: Patos de Minas, Teatro Leão de Formosa
Quando: 28 e 29/03 às 20h

Quanto: Ingresso social: 1kg de alimento não perecível


Agenda de exibições do filme
O quê: Parangolé – O Filme

Cidade: Araguari, Capela da UNIPAC
Quando: 13/03, 19h30 e 21h

Cidade: Uberlândia, Cinemais
Quando: 22/03 às 10h

Cidade: Uberaba, Cine Teatro Vera Cruz
Quando: 20/03 às 20h

Cidade: Patos de Minas, Teatro Leão de Formosa
Quando: 27/03 às 19 e às 21h

Quanto: Ingresso social: 1kg de alimento não perecível


Aguarde curiosidades sobre instrumentos alternativos do show, entrevistas, filme e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário