terça-feira, 24 de março de 2009

Mulher de 300 quilos sonha com cirurgia


Estado de Minas
Há dois anos sonhando com a primeira consulta para cirurgia de redução de estômago, Eva Rosa da Silva de Lucena, de 51 anos, saiu na quarta-feira de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, para ser avaliada em Belo Horizonte. Pesando aproximadamente 300 quilos, Eva, que não consegue andar, enfrentou uma viagem de quatro horas dentro de um carro, porque a ambulância da prefeitura da cidade estava estragada. Quando chegou à capital, no posto de saúde que faria a primeira avaliação, ela passou mal e foi encaminhada à Santa Casa de Belo Horizonte. No entanto, mesmo sendo internada em um dos únicos hospitais de Minas aptos a fazer a cirurgia, ela receberá alta e voltará para a cidade natal nesta segunda-feira, sem ao menos ter sido avaliada.

“Não quero a cirurgia por luxo, mas por necessidade”, desabafa Eva, que sofre de obesidade mórbida. Segundo ela, há quatro anos não consegue mais andar e fica sempre na cama. “Só consigo virar de um lado para o outro”, diz, confessando que precisa de ajuda para fazer tudo. De acordo com ela, depois de dois anos esperando para a primeira consulta, por meio do Sistema Único de Saúde, para saber se pode ou não fazer a cirurgia de redução de estômago, veio com a esperança renovada para BH. “Achei que, depois dessa avaliação, poderia começar uma nova etapa da minha vida”, afirma.

Ela conta que, como não havia ambulância para trazê-la, um carro de quatro portas a levou a um centro de saúde no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste da capital. “Quando chegamos lá, não havia nem uma maca para colocá-la. Tivemos de sentá-la em uma cadeira, mas vimos que ela estava com os dedos e mãos roxeados, resultado da viagem. Por isso, ela foi encaminhada à Santa Casa, mas não fez a consulta que pretendia”, contou Luzia Ribeiro da Silva, amiga de Eva.

Luzia explica que a mulher está sofrendo muito com a situação, inclusive tem crises de choro e se sente sozinha. Eva foi internada, na quarta-feira, na Santa Casa, para ser medicada, já que tem problemas de circulação e respiratórios. Depois do diagnóstico e tratamento, ela receberá alta ainda nesta segunda para voltar a Santana do Paraíso. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Eva terá que remarcar consulta e depois entrar na fila de espera para a cirurgia de redução de estômago, que na capital só é feita no Hospital das Clínicas da UFMG e na Santa Casa.

Pela burocracia do SUS, a paciente terá de passar por consulta em posto de saúde e ser encaminhada à Santa Casa ou ao Hospital das Clínicas. De acordo com a Santa Casa, a mulher não pôde ser indicada para cirurgia porque foi ao hospital para tratar problemas de saúde, não passando por posto do SUS. Segundo o hospital, ela fez os exames e será liberada.

Como a obesidade é considerada doença, a paciente tem de passar pelo setor municipal para indicação de cirurgia. Tanto a Santa Casa quanto a SMSA não informaram quantas pessoas há na fila para redução de estômago em BH. A secretaria não sabe quando uma consulta será marcada para Eva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário