segunda-feira, 30 de março de 2009

A realidade que precisa ser divulgada


Wilson José Prado

O governo insiste em ações tímidas para dar uma satisfação de que está preocupado com a crise. Entretanto, fecha os olhos para o inchaço da máquina pública federal. E mais: os juros continuam altos, em se falando dos juros do Copom e ainda aquele praticado no mercado no que se refere a crédito. Se você vai comprar um carro e financiar 10 mil reais apenas, em 24 parcelas, vai pagar no final cerca de 15 a 16 mil. Obviamente, que algo está errado numa inflação de 4% ao ano e a poupança que remunera em 0,5 ao mês.

A questão previdenciária também continua imexível e se apresenta como um entrave na vida empresarial. O custo de um empregado fica caro demais para as empresas, provocando desemprego em massa, sobretudo numa situação de economia recessiva.

O Correio Braziliense trouxe matéria recente em que aponta: Lula já contratou 62% mais servidores federais que FHC em 08 anos. Uma situação que beira a irresponsabilidade, num país pobre e cheio de problemas como é o Brasil. Vimos ontem mesmo no programa Fantástico, não muito longe daqui, no interior de Goiás, uma região chamada Vão das Almas (e que almas) a vida difícil de crianças que andam por mais de duas horas a pé, atravessando córregos, pedreiras, perigos de toda sorte para freqüentar uma escola, coberta de folha de babaçu, localizada em local ermo, e cuja merenda para chegar é preciso viajar léguas em lombos de animais. "Em um Brasil sem estradas, luz ou telefone, a esperança vem no lombo de um burro, na tropa do Zé Merenda."


Temos problemas sérios aqui bem próximo de nós, com cidades inteiras sem um palmo de rede de esgoto. O sul de Goiás é considerado desenvolvido, mas pesquise para saber quantas cidades não possuem o saneamento básico. Enquanto isso, um rio de dinheiro banca a farra dos marajás no senado e dos cartões corporativos do presidente, da primeira-dama e dos principais assessores. Em matéria recente de “O Globo” o jornal alerta: mesmo com o agravamento da crise econômica, os gastos com os cartões corporativos da Presidência da República já atingem R$ 2,785 milhões neste ano (entre 1º de janeiro e 11 de março). Este valor corresponde a 65% do total que foi gasto em 2008, aumento de 405%.

Saúde na UTI é o que vemos ultimamente. Poucos foram os avanços que vimos nos últimos anos, se é que tivemos avanços. Os mesmos problemas enfrentados aos longo das últimas décadas continuam. Falta de médicos, de hospitais e a baixa remuneração do SUS.

Na educação o única alento que vimos, bancado às custas das próprias universidades privadas, é o PROUNI. Educação básica é uma tristeza. Alunos continuam pulando de série para a próxima sem saber nada. Dizem que é a tal inclusão, mas que inclusão é essa que lá na frente exclui de vez o estudante de ir em frente?? O despreparo impede que o mesmo venha a ser aprovado num vestibular ou num concurso público. E se freqüenta uma faculdade particular tem problemas sérios de adaptação e acompanhamento. Evidentemente, que muitos fatores permeiam este processo negativo, mas precisamos fazer valer as novas tecnologias para estancar esta triste realidade. É inconcebível com tanta novidade no mundo atual, termos estudantes que parecem ter a educação do século XVII.

O tão propalado PAC, como bem disse o nosso colega Limírio, está “empacado”. Rodovias em péssimas condições, portos e aeroportos que pouco melhoraram. Não se fala em poucas cifras. O governo Lula só fala em milhões e bilhões de reais. Mais recentemente vimos o pacote da casa própria, anunciando um milhão de novas moradias. Será que vai ser igual a nossa duplicação da BR 050? Há quatro anos escutamos uma lenga-lenga sem fim: vai licitar, vai liberar, vai começar......

Mas um setor, mesmo em tempos de crise, está muito saudável, está enriquecendo ainda mais seus donos. Os banqueiros nunca ganharam tanto como agora. Basta ver a manchete mais recente: BB, Bradesco e Itaú estão entre os 15 maiores das américas. Não precisa dizer mais...

FOTO RODOVIA BR 235 NO PIAUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário