quinta-feira, 21 de maio de 2009

Parceria UNIPAC e Prefeitura de Estrela do Sul será importante na saúde




A UNIPAC Araguari, dentro de sua missão de estimular o desenvolvimento acadêmico e social, buscando a integração regional e o aprimoramento dos futuros profissionais, firmou parceria com a Prefeitura de Estrela do Sul. Nesta terça-feira (19/05), no Campus local, o Superintendente Administrativo dom Campus Jorge Elias Teixeira Bedran e o prefeito do município Lycurgo Rafael Farani assinaram 03 convênios com o objetivo de ratificar a parceria.

Os dois primeiros convênios tratam da abertura de vagas para estagiários em todas as áreas a serem cedidos pela UNIPAC à Prefeitura, mediante a necessidade apontada pela administração municipal e ainda descontos nas mensalidades para diversos cursos.
O terceiro convênio objetiva o chamado “Internato Rural” e tem uma abrangência social de grande importância. Pelo projeto, acadêmicos do 10° período da Faculdade de Medicina estarão durante todo segundo semestre de 2009 no município de Estrela do Sul, promovendo atendimentos na cidade e nos distritos.

O “Internato” está inserido na matriz curricular como aula prática, sendo um projeto que nasceu dentro da proposta de reforma do currículo do curso de medicina. Essa proposta é voltada à inserção dos alunos com a realidade social e de saúde das comunidades em geral.

Segundo o professor Francisco Cyro Reis Prado, coordenador do curso de Medicina da UNIPAC Araguari, o projeto une ensino, pesquisa e extensão, promovendo a integração de alunos do curso com a realidade de comunidades carentes, no caso específico com o município de Estrela do Sul. E acrescenta que, trata-se de uma oportunidade dos estudantes apreenderem as relações entre medicina e sociedade.

Conforme o diretor da Faculdade Dr. Willian Gebrim Júnior, durante o “Internato Rural” os alunos realizam visitas domiciliares, promovem ações em saúde, diagnosticam doenças, introduzem intervenções terapêuticas, elaboram projetos, participam de campanhas de vacinação, dentre outras ações em assistência básica a saúde. Segundo ele, haverá um rodízio durante todo semestre em Estrela do Sul, onde a comunidade será altamente beneficiada pela presença de estudantes em fase avançada do curso, preparados para conhecer e acompanhar os vários problemas ligados à área da saúde.

O prefeito Lycurgo Farani, vê nesta parceria uma oportunidade ímpar para o município, principalmente no momento em que as prefeituras iniciaram novas administrações e atravessam grandes dificuldades financeiras e carência de profissionais. Está muito feliz em receber os estudantes da UNIPAC e acredita que a população estrelassulense irá ganhar muito na área de saúde, que hoje é o setor de maior dificuldade para os administradores municipais.

Participaram do ato de assinatura dos convênios, além do Superintendente do Campus e do Prefeito de Estrela do Sul, o assessor jurídico do município Dheivid Marcos Resende, o coordenador do CIEX, professor Ubiratan Coutinho, e os professores Francisco Cyro e Willian Gebrim, responsáveis pela Faculdade de Medicina.

2 comentários:

  1. E pensar que tentaram, a todo custo, impedir a instalação do curso de Medicina em Araguari.
    Quem levou a fama foi o ex-deputado Ricardo Duarte, mas tinha mais um montão de gente aqui da terrinha trabalhando contra.

    ResponderExcluir
  2. O problema é que Araguari conseguiu reabrir o curso mas não oferece condições mínimas para o aprendizado dos alunos. A Unipac vem sendo negligente para com a formação desse alunos, os quais não pensam duas vezes quando o assunto é transferência! A população merece atendimentos de qualidade e os alunos fazem o que podem, mas sem apoio da Unipac e da Prefeitura de Araguari isso se torna impossível.

    Tanto que o internato rural citado acima foi cancelado.

    ResponderExcluir