segunda-feira, 22 de junho de 2009

A corrente contra os combustíveis caros

Existe uma corrente na internet sobre a questão do preço da gasolina. Já não é de agora que tal corrente circula pedindo um boicote aos postos da Petrobrás. A campanha diz: Gasolina, vamos deixar ir a 3,00 o litro?

Voltando-se para Araguari vemos que aqui não daria certo fazer tal campanha. Todos os postos vendem caro e não se importam com aqueles que abastecem em Uberlândia, onde o combustível é mais barato. Aqui os donos de postos acreditam que são donos da informação e da verdade.

Ninguém sabe mais do que eles. Quando alguém questiona, dizem simplesmente: vai subir mais.... Nem a baixa do diesel autorizada pelo governo, em torno de 9% foi cumprida. Fizeram de desentendidos e reduziram 0,10 centavos no litro. O que na verdade representou apenas 5% de queda.

E assim vai. O álcool, em plena safra, estava a 1,45 no final do ano passado, agora está 1,62. Mas o que houve? Ninguém sabe explicar. O que se sabe é que Araguari tem o preço dos combustíveis mais caros da região, mesmo estando a 30 km da base distribuidora. Diferente de Coromandel, por exemplo, cuja base de distribuição é mesma, está no mesmo estado, distante cerca de 190 km de Uberlândia e pratica o álcool a 1,53.

Contas difíceis de serem digeridas essas. Ninguém explica nada, ninguém contesta nada e enquanto isso vamos pagando mais.

A citada corrente que corre por aí, creio que está incompleta. A situação aqui não se trata de uma apenas uma bandeira de posto: é geral. Diante de tal assertiva o melhor caminho, a melhor corrente é a BR, não a distribuidora, mas a estrada mesmo. Mesmo que tentem dizer o contrário até na própria imprensa, "plantando" informações distorcidas como se todos os postos que vendem combustível mais barato fossem irresponsáveis, misturando porcarias para dirimir os custos. A coisa não é por aí.

Quem tenta generalizar tal informação mais uma vez menospreza nossa inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário