terça-feira, 23 de junho de 2009

Saiba porque Araguari teve desempenho fraco na evolução do emprego em maio

Os dados mais recentes do ministério do Trabalho mostram a estagnação da economia em Araguari, pelo menos no que se refere ao emprego com carteira assinada. O levantamento do Caged publicado ontem mostra que tivemos 736 contratações contra 778 demissões, com saldo negativo de 42 empregos. Se levarmos em conta o ano de 2009, ou seja de janeiro a maio, estamos quites, 3921 contratações contra o mesmo número de demissões.

O resultado de maio, apesar do período de contratação de mão-deõbra no campo, sobretudo para a safra de café, nos leva a entender que Araguari tem um perfil muito diferente dos demais municípios cafeeiros de Minas. O que leva a crer que a mãos-de-obra utilizada neste fim está praticamente na informalidade.

Senão vejamos:

Referente a maio, Araguari contratou no setor agropecuário 144 pessoas e demitiu 86.
Em Monte Carmelo foram 552 contratações e apenas 85 demissões só no setor. Já em Patrocínio o setor contratou 943 contra 275 demissões. Lá o setor agropecuário representou mais de 50% de todas as contratações do mês que chegaram a 1.410, ficando o município entre os 10 que mais geraram emprego no estado no mês.

Pois bem, mas saindo da nossa região e pulando para o sul de Minas, em outro município cafeeiro: Três Pontas. Lá o desempenho foi ainda maior. O setor agropecuário contratou 2.326 pessoas e demitiu 276.

Assim, chega-se à conclusão que Araguari ou reduziu sua área de café e muito ou a mão de obra não é formalizada, pois o nosso desempenho é vexatório perante os demais municípios de igual ou menor porte. Esta talvez seja uma das razões do fraco desempenho do emprego nos mês de maio no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário