domingo, 7 de junho de 2009

Futuras mamães ganham seis meses de licença em Monte Carmelo

megaminas
Em Monte Carmelo, funcionárias públicas do município que estão grávidas e até as que já estão amamentando têm agora dois meses a mais para cuidar dos filhos em casa. É que por causa de um projeto do prefeito, a licença maternidade de seis meses já está sendo cumprida no município.

O quarto da primeira filha de Michele Machado está pronto e não é para menos, o bebê nasce na semana que vem. A funcionária pública municipal acaba de entrar de licença maternidade. No início da gravidez achava que iriam ser quatro meses, agora ficou sabendo que vai poder ficar seis meses só curtindo a filha que vai chegar.

No mês passado entrou em vigor em Monte Carmelo uma Lei Complementar que aumenta de quatro para seis meses a licença maternidade para as funcionárias da Prefeitura. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mãe deve amamentar o bebê por no mínimo seis meses.

A licença maternidade de seis meses foi aprovada no ano passado para servidoras federais e trabalhadoras da iniciativa privada de todo país. Mas a medida só entra em vigor em 2010, já que os gastos com o benefício não estavam previstos no orçamento geral da união deste ano.

No caso de Monte Carmelo os primeiros quatro meses continuam sendo mantidos pelo INSS, os outros dois meses a Prefeitura é quem vai bancar. O prefeito, Saulo Faleiros Cardoso, acredita que o investimento só traz benefícios.

As funcionárias que já estavam de licença antes de a lei entar em vigor também foram beneficiadas. É o caso da professora Estela Araújo, que teria de voltar ao trabalho no mês que vem e agora vai poder ficar mais dois meses amamentando e tomando conta da pequena Priscila sem se preocupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário