segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pedro Popó lança livro sobre o Monstro de Capinópolis

Nem só de coberturas policias e assuntos afins tem sido feita a vida do jornalista Pedro Popó. Desde 2001, ele tem publicado livros-reportagens que retratam histórias de crimes e outros casos que chocaram ou são de grande repercussão na região. “O Monstro de Capinópolis – A História de Orlando Sabino” (Independente, 2011), é o sexto livro do autor. A obra foi lançada em Araguari no último dia 26de maio.


Estudante de Direito e assessor de imprensa da Polícia Civil de Uberlândia, Pedro Popó diz que a área investigativa do jornalismo lhe agrada desde que ingressou na profissão, no ano de 1981 como repórter do jornal “Primeira Hora”. “Eu sou apaixonado por histórias policiais de jornalistas investigativos. Sempre gostei das histórias do crime”, afirma o jornalista, que viu na história de Orlando Sabino um grande caso para dissertar. Os trabalhos de produção da obra tiveram início em 2003, a partir de entrevistas e arquivos reunidos.


O livro reconstitui a história do matador Orlando Sabino que apareceu no Triângulo Mineiro no final da década de 1970  e deixou um rastro de sangue com mais de 20 assassinatos. O caso chocou e chamou atenção pela brutalidade com que o “monstro”, liberto no dia 1º de abril deste ano, matava suas vítimas e por um dado curioso: Orlando quase sempre fugia levando açúcar do local do crime.


Outros volumes já estão em fase de produção. Popó afirma que seu próximo livro contará a história do “maníaco de Araguari”. “O caso é um mistério, botaram um coitado como autor, por um crime no qual seis mulheres foram assassinadas.



Foto Pedro Popó. Fonte: Correio de Uberlandia

Sobre a preferência por escrever livros-reportagem e influências, Pedro Popó diz que tem seus ídolos no meio jornalístico envolvidos com tal tipo de produção. “Adoro a literatura. Gosto de Gabriel Garcia Marques com seu jornalismo literário. Caco Barcellos, para mim, também escreve muito bem. E tem também José Amilton Ribeiro”. Entre estes, Popó teve a oportunidade de encontrar os dois últimos.

Um comentário: