domingo, 22 de maio de 2011

Vice-governador cria Grupo de Trabalho para criação de Polo Aeronáutico de Tupaciguara

TUPACIGUARA, TRIÂNGULO MINEIRO - O vice-governador Alberto Pinto Coelho empossou, nesta semana, em solenidade no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, os membros do Grupo de Trabalho para a implantação do Polo Aeroespacial e do Instituto de Energias Renováveis, em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. Os trabalhos da equipe começam de imediato e deverão ser finalizados em junho.


A criação do Grupo de Trabalho segue a determinação do governador Antonio Anastasia e está prevista no protocolo de intenções assinado em abril passado, entre o Governo do Estado e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos (SP). O objetivo é gerar um relatório com os resultados das pesquisas de viabilidade, propostas preliminares, distribuição de responsabilidades e cronograma de ações a serem desenvolvidas.


Aeronave Axis

Durante a implantação do Grupo do Trabalho, o vice-governador recebeu a maquete do que será a aeronave a ser produzida pela Axis, em Tupaciguara, cujo protótipo está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Minas Gerais (Fapemig) e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para o prefeito de Tupaciguara, Alexandre Berquó, a instalação do Grupo de Trabalho marcou um momento histórico para Minas Gerais e representa um arranjo de entendimentos entre diversos setores. “O Governo entendeu a necessidade de dar suporte à academia, ao centro de pesquisa e à indústria. O que estamos fazendo aqui é um grande entrosamento dos três setores que são os vetores do desenvolvimento econômico e do desenvolvimento humano”, afirmou o prefeito.


Após a instalação, o Grupo de Trabalho deu início a uma reunião com enfoque técnico e estratégico, com a presença dos representantes que compõem a equipe: secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Desenvolvimento Econômico; Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Axis Aeroespacial Ltda.; Fapemig; Ministério da Educação; Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Instituto Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi); Prefeitura e Câmara Municipal de Tupaciguara; Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais – Regional Vale do Paranaíba; e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


Um dos principais objetivos foi definir os locais de funcionamento do Instituto de Energias Renováveis, dos novos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), da fábrica da empresa de tecnologia aeroespacial Axis Aerospace Ltda e dos laboratórios de pesquisa, áreas de teste e pouso de aeronaves. Na próxima segunda-feira (23) será feita uma visita técnica para avaliação da região proposta pelo prefeito Alexandre Berquó para sediar o polo.


Segundo Berquó, serão destinados cerca de 70 mil m², dentro do limite urbano, para instalação do campus da UFU e de pequenos laboratórios de teste. Em uma região mais afastada do centro, há cerca de dois quilômetros, devem ser construídas obras maiores, como os laboratórios de pesquisa, as áreas de teste e pouso de aeronaves e as torres eólicas. Ao todo, aproximadamente 1 milhão de m² serão utilizados para a implantação do polo.



Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário