domingo, 27 de setembro de 2009

Bela Vista-GO sai na frente e empossa suplentes amparada na PEC

portaldoms.com.br
Com foguetório na rua, a Câmara Municipal de Bela Vista de Goiás, interior goiano, deu posse nesta sexta-feira aos primeiros dois suplentes beneficiados pela criação de mais 7.623 vagas de vereador no país.

Com 22 mil habitantes, a cidade viu o Legislativo municipal crescer de nove para 11 cadeiras, e passou a contar com um representante que recebeu menos de 400 votos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a convalidação da posse de suplentes e adiar a multiplicação de cargos para as eleições de 2012.

A posse dos suplentes contraria o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que as novas regras só valem para 2012. Nesta semana, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, já afirmou que a eventual posse de suplentes eleitos no ano passado poderia ser contestada na Justiça .

O presidente da Câmara de Bela Vista de Goiás, Eliézer Fernandes (DEM), que também preside a União dos Vereadores de Goiás, no entanto, festejou o "pioneirismo":

- Foi um sucesso. Nossa cidade tem a terceira maior bacia leiteira do estado e precisava de mais representatividade. Sinto-me como alguém que deu o exemplo ao país.

Segundo ele, a população não gostou, mas ele diz ter convencido boa parte dos eleitores:

- Ontem mesmo participei de um programa de TV e fui nocauteado ao defender o aumento de vagas, mas isso muda quando a gente explica corretamente para as pessoas. Se deixar, o povo também defende o fim do Senado e da Câmara.

Dono de 365 votos na eleição municipal de 2008, o ex-suplente Luiz Pontes (PR) comemorou a promoção a titular. O outro empossado foi André Luiz Oliveira (PT), que recebeu 432 votos.

2 comentários:

  1. comovente, o espírito público desse pessoal...

    ResponderExcluir
  2. Como disse o vereador, a cidade tem uma das maiores bacias leiteiras do estado. Logo, ele deve ter pensado que mais pessoas poderiam mamar nas tetas do Município.
    Essa notícia comprova o que venho afirmando. Em matéria de picaretagem, as Câmaras e Prefeituras de pequenas cidades não são muito diferentes dos Legislativos Federal e Estadual, bem como dos demais níveis de Governos. Obviamente, podem mudar as cifras, mas a intenção de "levar vantagem" é a mesma.

    ResponderExcluir