quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sem o apoio do PT, Sarney vai renunciar

Veja
Escândalo no Senado

1 de julho de 2009

O PT decidiu nesta quarta-feira retirar seu apoio ao presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) para que ele continue no cargo. A bancada da legenda na Casa decidiu, em uma segunda reunião em menos de 24 horas, reafirmar a posição favorável ao afastamento do peemedebista da presidência da instituição. Conforme antecipou o colunista de VEJA.com Lauro Jardim, ainda nesta quarta Sarney deve apresentar sua renúncia. O senador espera apenas a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que volta da África, para oficializar sua decisão.
Sarney e Lula vão se reunir durante o dia para que o senador expresse seu desejo de se afastar do cargo. A decisão foi tomada na manhã desta quarta. Na noite de terça, durante uma conversa com os filhos, Sarney disse estar decidido a sair da tormenta, renunciando. Os três filhos, Roseana, Sarney Filho e Fernando, apóiam a decisão. Marly, mulher de Sarney, é outra que pediu ao marido que saia de onde está.

O presidente do Senado é um dos parlamentares citados entre os que teriam parentes beneficiados por meio de atos secretos adotados para criação de cargos, nomeações e aumentos salariais. Além disso, o esquema de crédito consignado no Senado, alvo de investigação da Polícia Federal (PF), inclui entre seus operadores José Adriano Cordeiro Sarney, neto do peemedebista.

Após a reunião da bancada do PT, realizada nesta tarde, líder da legenda na Casa, senador Aloizio Mercadante (SP), afirmou que o pedido de afastamento "não é uma exigência política" e que o partido não vai formalizar essa posição. Mercadante afirmou que Sarney não é o único responsável pela crise e criticou a postura do DEM que, publicamente, pediu o afastamento do peemedebista. O senador do PT lembrou que o DEM vem ocupando por vários anos o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado e que, portanto, tem responsabilidade sobre as irregularidades. "Não vamos reconstruir (o Senado) punindo um senador", disse Mercadante.

Ele afirmou que existe uma preocupação de seu partido em manter a aliança com o PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário