quarta-feira, 1 de julho de 2009

Renato Valle, ex-goleiro do Fla, em Araguari



Tive a grata surpresa de estar com o ex-goleiro Renato, de grande fase na década de 70. Ele veio a Araguari participar da final da Copa Unimed Sub-19, na última segunda-feira, dia 29/06, a convite do professor Carivan Cordeiro. Muitas recordações dos bons tempos no mengo.

Dados
Renato da Cunha Valle, o Renato, ex-goleiro do Atlético Mineiro, Fluminense e Flamengo, mora em Uberlândia (MG), onde trabalha como comentarista esportivo na Rádio Itatiaia. Renato é casado, tem três filhos e três netos. Lá, por dois anos entre 1998 e 2000, foi coordenador esportivo da Frutel, a Fundação Uberlandense de apoio ao esporte.

Carioca, nascido no dia 5 de dezembro de 1944, Renato começou a carreira no Flamengo no começo dos anos 60. Em 1965, ele foi emprestado ao Entrerriense (RJ).

Em 1967, retornou ao Flamengo e chegou a disputar algumas partidas na equipe profissional antes de ser negociado com o Uberlândia (MG). Também jogou por empréstimo pelo Taubaté, o Burro da Central, em 1968.

Em dezembro de 1970, ele foi vendido ao Atlético Mineiro, clube no qual em 1971 foi campeão brasileiro. Na época, o time do Galo era dirigido por Telê Santana e tinha como destaques, além de Renato, o centroavante Dadá Maravilha e o meia Humberto Ramos. Ele só saiu do Galo porque o Clube Atlético Mineiro reslveu trazer o goleiro uruguaio Mazurkiewicz.

No ano seguinte, ele foi comprado novamente pelo Flamengo, permanecendo no clube da Gávea até 1975.

Em 1973, Renato participou de uma excursão com a Seleção Brasileira e no ano seguinte foi o primeiro reserva de Emerson Leão na Copa do Mundo da Alemanha. O segundo foi Valdir Peres.

Um comentário:

  1. Renato foi um magnífico goleiro, um dos melhores que vi, e ele foi o responsável por minha paixão para jogar na posição. Infelizmente, poucos se lembram dele, mas sempre achei que ele merecia ser titular na seleção de 1974, mas... fazer o que, né?!

    ResponderExcluir