terça-feira, 14 de julho de 2009

Um grande choque... a morte da jornalista Rute Rocha


Correio de Uberlândia

Levei um grande choque ao saber da morte da colega Rute Rocha, exímia profissional da imprensa uberlandense. Convivi com ela na jornada diária em vários eventos quando militei na Rádio Visão e imprensa da AMVAP. Foi exemplo para muitos profissionais na passagem de vários pela redação do CORREIO.


Abaixo matéria do Correio

Ontem a Redação do CORREIO de Uberlândia amanheceu silenciosa. Não que repórteres, produtores, paginadores, revisores e editores não estivessem presentes. Faça chuva ou sol o nosso compromisso de informar deve permanecer inabalável. O silêncio incomum da manhã fria e ensolarada de julho que se estendeu durante toda segunda-feira teve origem na saudade de uma colega que por sete anos emprestou sua criatividade, competência e austeridade a este diário. Aos 46 anos, morreu ontem por volta das 8h, depois de lutar por mais de cinco anos contra o câncer, Rute Marques Rocha. Ou, simplesmente Rute. Repórter por natureza, foi responsável pela edição da capa do CORREIO durante os sete anos que esteve na Redação. Nunca se limitou a criar títulos e legendas. Sem rodeios, ajudou a melhorar o trabalho dos colegas editores e desempenhou papel fundamental na formação de dezenas de repórteres. Companheira fiel do fotógrafo Valter de Paula por 17 anos, formou uma bela família cujo fruto principal é a linda Isadora, hoje com 12 anos. Uma vida de luta e compromisso ético com o ofício de bem informar. Rute, obrigado por tudo. Com a palavra, alguns de seus colegas e amigos:


“Se uma notícia causou espanto, admiração, revolta, alegria, preocupação, se chamou a atenção pela manchete, pela foto ou por algum outro detalhe que levou o leitor a abrir o jornal e mergulhar na leitura é porque havia uma cabeça que pensou na forma como melhor atrair esse leitor, sem depreciar o fato nem ser piegas e muito menos apelativo. Ousadia? Sim. Mas cautela também. Seja qual for o ingrediente usado, há sempre uma preocupação: que o produto não gere indiferença. “Reação” – esse é o resultado que um editor de capa espera provocar no dia seguinte. Trabalho esse executado ao longo de anos pela jornalista Rute Rocha. Seu nome não aparecia na primeira página nem nos textos produzidos. Mas seu senso crítico e sua visão de jornalista nata estavam presentes em toda a edição.
Hoje, Rute Rocha ganhou um espaço na capa. Depois de produzir milhares delas. Agora, Rute fica por aqui, enquanto o CORREIO de Uberlândia segue em frente do alto de seus 71 anos de caminhada, contando novas histórias e buscando sempre conquistar os leitores e provocar reações.
Obrigado, Rute.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário