segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Emissoras de rádio perdem com propaganda política

UBERABA
Por Mário Sérgio Jornal da Manhã

Assim como nos canais de televisão, diariamente as emissoras de rádio são obrigadas a veicular propaganda eleitoral gratuita de 30 minutos, duas vezes durante a programação. Além disso, várias inserções ao longo do dia representam uma hora e meia de discursos e promessas políticas no ar.

Incômoda para muitos ouvintes, para os proprietários de emissoras a propaganda é sinônimo de prejuízo, já que ocupam horário em que poderiam ser colocadas publicidades pagas.

De acordo com Beatriz Matar, diretora administrativa de uma rádio onde a propaganda é transmitida nas freqüências AM e FM, o prejuízo da empresa chega aproximadamente a R$3 mil por dia. "Essa é uma estimativa. Mesmo assim, é fato a nossa grande queda de faturamento", revela. Multiplicando o valor pelos 38 dias de campanha, a emissora poderá perder até R$ 114 mil.

Em outra emissora, a queda no faturamento é um pouco menor, entretanto também simboliza grande prejuízo. "Fizemos cálculos e chegamos à conclusão de que perdemos aproximadamente R$ 100 mil em publicidade. Mas como se trata de uma obrigatoriedade, não tem como fugir disso", salienta Arnaldo Prata, proprietário de uma emissora FM.

Já em uma outra emissora que opera apenas na freqüência AM a queda no faturamento fica na casa dos R$ 20 mil; a diretoria da emissora não acha o número tão relevante, levando-se em conta outros aspectos do período eleitoral. "Mesmo perdendo parte do espaço para comercialização de publicidade, vejo como positivo para a nossa democracia o horário eleitoral", afirma Alex Rodrigues, diretor comercial da emissora.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão vai até o dia dois de outubro.

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