sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Um dos pianistas mais elogiados do mundo se apresenta em Araguari


O pianista Arthur Moreira Lima se apresenta em Araguari no próximo domingo (14), com a turnê nacional “Um Piano pela Estrada 2008 – Brasil Sertões”, com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araguari, da Fundação Araguarina de Educação e Cultura e da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac). O concerto tem início programado para as 20h, na Praça Gaioso Neves, em frente ao Palácio dos Ferroviários, com entrada franca.
A presidente da FAEC, Cínthia Maria Costa, conta que o pianista está percorrendo o país com a turnê com um caminhão teatro, cujo baú aberto se transforma num palco de 45 metros quadrados de área de cena, com estrutura completa de som e luz.
Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.
Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai.
“A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do repertório romântico. Teremos um belíssimo espetáculo de frente para o nosso cartão postal que é o Palácio dos Ferroviários. As pessoas vão se surpreender com a qualidade da música de Arthur Moreira Lima”, garantiu Cínthia Costa. O pianista nasceu no Rio de Janeiro e começou a estudar piano aos seis anos. Aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).
“A pedido do prefeito Marcos Alvim, a Prefeitura de Araguari oferece um presente de muito bom gosto para a nossa população. Vale a pena conferir o espetáculo de altíssimo nível de um dos mais importantes nomes da música brasileira”, encerrou Cínthia Costa.
Jornal Contudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário