quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ibope mostra vitória de Anderson em Uberaba

JM OnLINE
Da Redação


Faltando 25 dias para as eleições municipais, o cenário político, antes marcado por indefinições, agora mostra a reação do candidato Anderson Adauto (PMDB). Segundo revela pesquisa do Ibope realizada em Uberaba, o atual prefeito tem a preferência de 49% do eleitorado neste momento, seguido pelo candidato Fahim Sawan (PSDB), com 30%, enquanto Adriano Espíndola (PSTU) tem 3% das intenções de voto. A distância entre os dois principais adversários atinge 19 pontos percentuais, segundo a pesquisa do Ibope Inteligência.

Os eleitores que declararam votar em branco ou nulo somaram 5% e os indecisos e os que não opinaram totalizaram 13%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 6 e 8 em Uberaba (veja dados técnicos da pesquisa).

Estimulada. O Ibope perguntou aos 504 entrevistados: "Se a eleição para prefeito de Uberaba fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o (a) sr. (a) votaria?" O resultado foi o seguinte:

Anderson Adauto 49%

Fahim Sawan 30%

Adriano Espíndola 3%

Branco/Nulo 5%

Não sabe/Não respondeu 13%

Neste caso, os entrevistados foram estimulados a responder, utilizando um disco com os nomes dos candidatos.

Espontânea. Quando a pergunta foi feita sem a apresentação dos nomes dos candidatos, a posição dos candidatos manteve-se a mesma, oscilando apenas o percentual de citações alcançado pelos dois primeiros colocados.

O atual prefeito Anderson Adauto permanece na liderança, sendo lembrado por 43% dos entrevistados, enquanto o candidato Fahim Sawan recebeu 26% das citações e Adriano Espíndola manteve os mesmos 3%. Neste cenário, segundo o Ibope, os que declararam intenção de votar nulo ou em branco somaram 9%, enquanto os que preferem não opinar ou ainda estão indecisos representaram 20% dos entrevistados.

Expectativa de vitória. O Ibope também perguntou quem o eleitor acha que vencerá as eleições, independentemente do seu voto. Quanto ao sentimento de vitória, Anderson Adauto também sai na frente do candidato tucano, somando 61% das citações, contra 23% dos que mencionaram Fahim Sawan. Adriano Espíndola ficou com 3% de citações. Não sabem ou não responderam totalizaram 13% dos entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário