sábado, 28 de fevereiro de 2009

II Trote Solidário do curso de Contábeis da Unipac Araguari



Correio de Araguari
O curso de Ciências Contábeis da UNIPAC - Campus Araguari - prepara o lançamento oficial do II Trote Solidário intitulado "Contabilizando Solidariedade". O evento está programado para a próxima quarta-feira, 04 de março, no auditório-capela, às 20h. Em parceria com a Sociedade São Vicente de Paulo e a participação de entidades de classe, dos contabilistas inscritos no Sindicato da classe e empresas locais o trote terá um forte caráter social. E irá beneficiar inicialmente cinco famílias carentes de Araguari, que terão suas casas reformadas (FOTO). As famílias foram indicadas pelas 33 conferências de vicentinos integrantes do Conselho da Sociedade São Vicente.


A idéia do Trote Solidário foi lançada pelo curso de Ciências Contábeis em 2008, quando foram confeccionados kits escolares para crianças e jovens carentes. O objetivo desta proposta é caminhar do lado oposto aos trotes violentos praticados em várias escolas do país.

Este ano, o II Trote Solidário tem uma proposta mais abrangente e se baseia no lema: gesto CONCRETO, sendo o PILAR da realização. Além do benefício, da solidariedade e participação de setores da comunidade, vai também estimular o lado prático da contabilidade, uma vez que os próprios alunos serão responsáveis pela gerência, controladoria e contabilidade de execução dos serviços de reforma das residências.


O professor Érico Chiovato, coordenador do curso, está empolgado com o projeto, que envolverá o tripé: Faculdade, acadêmicos e comunidade. Ele vê nesta realização um leque de fatos positivos que envolve os chamados "valores éticos" como: solidariedade, transparência, cidadania, dignidade das pessoas, justiça social, controle social, gestão de negócios e controladoria.


A idéia, segundo o professor Érico, é desenvolver e estimular o espírito de cidadania entre os graduandos do curso, através da motivação, mobilização e incentivo da participação desses alunos em atividades que propiciem melhorar as condições de vida dos menos favorecidos, reduzindo a desigualdade social; além de aumentar a auto-estima e a interação entre os alunos de todos os períodos.


O professor Érico não soube estimar o valor das reformas nos cinco domicílios, mas acredita que se não fosse um projeto solidário, inclusive com a doação de mão-de-obra de voluntários, poderia passar de R$100,000,00. E a duração do projeto deve abranger o 1° semestre. de 2009.

Participação ampla

A proposta é de que os acadêmicos de todos os períodos sejam os principais multiplicadores do projeto, junto à própria Universidade, parceiros e colaboradores. E num segundo estágio serão convidados a participar os demais cursos da UNIPAC, como nutrição, enfermagem e medicina, que poderão fazer o acompanhamento de saúde e alimentação das famílias assistidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário