quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Aécio põe o pé na estrada em março para iniciar 'campanha'


O TEMPO


A caminhada do governador Aécio Neves (PSDB) em busca de apoio para fortalecer nacionalmente a sua candidatura à Presidência da República já tem data para iniciar. Segundo o próprio tucano, a partir de março deste ano, logo após o Carnaval, ele começa a rodar o país ouvindo lideranças políticas e discutindo o projeto do seu partido para 2010. "Eu tenho convite da maioria dos Estados para estar também discutindo (o processo eleitoral) não apenas com o PSDB, mas com entidades da sociedade civil, com associações comerciais, com a federação das indústrias, com sindicatos", afirmou.

Segundo Aécio, as viagens devem ocorrer fora da agenda oficial como governador. "O tempo que me for possível pretendo fazer algumas viagens por algumas das regiões do país, buscando não apenas apresentar propostas, mas colher sugestões para que o PSDB, no momento em que definir qual seja o seu candidato, não escolha apenas um nome, mas optem por um projeto. Vamos aproveitar o primeiro semestre para construir as principais bandeiras que o PSDB deverá empunhar na próxima eleição presidencial", acrescentou.

Aécio rejeitou a possibilidade de realização de prévias entre ele e o governador paulista, José Serra, no início deste ano. A melhor data para o tucano mineiro seria a partir de dezembro. "Acho que isso não tem muito sentido nesse momento. O que existe é uma possibilidade realmente de o PSDB discutir o projeto que pretende implementar no Brasil com a população das várias regiões brasileiras. Sem açodamento, sem pressa."

O governador mineiro afirmou ainda que a responsabilidade de apresentar a opção da realização de prévias dentro do PSDB para a escolha do candidato é do secretário-geral do partido, o deputado federal Rodrigo de Castro, para que a executiva nacional decida. Aécio prometeu não interferir na escolha e disse que somente manifesta apoio à idéia. O tucano admitiu que, dependendo do andamento do processo, talvez a consulta aos militantes do PSDB nem seja necessária.

"É um instrumento democrático que poderá ou não ser utilizado. A premissa para que a prévia seja utilizada é que exista uma disputa. Pode ser que ela exista e pode ser que, por determinadas razões, não se chegue nem a isso." O governador ainda falou da importância do partido discutir primeiro um projeto antes de lançar um candidato. "O que pretendemos é ajudar o PSDB a construir, com aliados, é importante que os aliados estejam presentes nesta discussão, um projeto para o Brasil pós-Lula", avaliou o governador já em clima de campanha presidencial.

Segundo Aécio, o governador de São Paulo também deve iniciar uma espécie de peregrinação pelo país para discutir as eleições de 2010.

ROTA NORDESTE
Apoios. A viagem de Aécio Neves em busca de apoio para a candidatura presidencial do PSDB começará pelo Nordeste. A região é uma espécie de calcanhar de Aquiles nas pesquisas de intenção de voto tanto para ele como para José Serra. Além disso, o presidente Lula é forte na região e pode transferir o prestígio para quem for seu candidato. A primeira parada de Aécio pode ser Estado de Pernambuco. Lá, ele teria um importante aliado: o governador Eduardo Campos (PSB). Campos e Aécio são amigos desde a Câmara Federal. Outro Estado certo na rota de Aécio Neves é o Ceará, do ex-ministro Ciro Gomes (PSB). Ele foi um dos articuladores da candidatura de Marcio Lacerda à prefeitura de BH. Campos e Ciro poderiam viabilizar o apoio do PSB, que faz parte da base aliada de Lula, ao PSDB, caso Aécio seja candidato. No Sul do país, Aécio deve parar em Curitiba, do tucano reeleito Beto Bricha. O prefeito tem uma das maiores aprovações do país e é ligado ao mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário