domingo, 11 de janeiro de 2009

Encontro de Folias em Romaria reúne perto de 20 mil




Neste domingo (11.01) tivemos a oportunidade de participar e acompanhar o 32° Encontro de Folias de Reis da cidade de Romaria. O evento cresce a cada ano, com grande participação de foliões, convidados, festeiros e romeiros de dezenas de cidades da região e de outros estados.
A Festa começou às 5 da madrugada com Alvorada de fogos e em seguida o inicío da chegada das caravanas da região em carros, vans e ônibus. Este ano cerca de 20 mil pessoas marcaram presença no Encontro, cujas apresentações tiveram início às 8 da manhã até por volta de 15h.
O Encontro de Folias de Romaria já se tornou grande tradição e inclusive inspirou outros encontros realizados em cidades próximas. As Folias resgatam a cultura e a religiosidade, louvando os três Reis Magos : Belchior, Gaspar e Baltazar, que por ocasião do nascimento Menino Jesus, em Belém, vieram de terras distantes para visitá-lo, oferecendo ouro, incenso e mirra.
Um dos pontos altos da Festa em Romaria é o almoço servido gratuitamente a milhares de pessoas, logo a partir das 11 horas: a Festa é mesmo símbolo da fartura. São confeccionadas toneladas de alimentos e para servir tanta gente até parece o milagre da multiplicação. Todos comem e ainda sobra.
As Folias de Reis perpetuam-se de geração em geração. E mais: já existem folias exclusivamente femininas, como o caso da de Coromandel, foto acima:

Nenhum comentário:

Postar um comentário